sexta-feira, maio 18, 2018

Síria: oito grandes explosões atingem a base aérea de Hama

A base aérea síria de Hama foi atingida por oito explosões de larga escala. A base abriga aviação síria e os proxies iranianos (neste momento se fala em 80 mortos e mais de 100 feridos). A partir da base são realizados voos para o bombardeio de alvos civis e militantes em Idlib e no norte de Hama.
Quem exatamente foi o responsável, é difícil de dizer por agora. Podem ser desde mísseis ou comandos israelitas (e mesmo forças especiais turcos), colocando os explosivos nos armazéns de munições e de combustível, situados na base. Após os primeiros quatro, vieram mais quatro explosões, a 5ª foi a mais potente, explodindo os depósitos de munições e de combustível. Já se fala sobre 80 mortos e mais de 100 feridos. Dado que no perímetro do aeroporto existia, pelo menos um, posto de controlo militar russo, não é de excluir a morte dos militares russos. Possivelmente, as explosões vão destruir o aeroporto por completo. O que é uma coisa quase certa, se foram turcos ou israelitas, não vão admitir o seu papel, afirmando que é uma obra dos combatentes locais... 
A situação é esperada. A aviação síria e russa bombardeia as zonas de ocupação turca, causando ao Erdogan uma irritação bastante legítima. Os turcos já estão prontos para derrubar aviões, mas até agora, aparentemente, decidiram se limitar à base aérea – o que, na essência, da na mesma. Provavelmente, os turcos conduziram uma operação especial sob o disfarce de militantes por suas forças especiais. Esta é uma sugestão bastante óbvia para os colegas russos de que o próximo pode se tornar Hmeimim, escreve o blogueiro militarista russo el-murid.

Sem comentários: