sexta-feira, maio 04, 2018

Síria: o agrupamento russo perde Pantsir-S1 (3 fotos)

No dia 3 de maio de 2018, o contingente militar russo na Síria, em resultado do incidente rodoviário, perdeu uma unidade do sistema de artilharia anti-aérea móvel Pantsir-S1, cujo preço de exportação varia ente 13,15 e 14,67 milhões de dólares, informa a comunidade OSINT ucraniana InformNapalm.

O incidnete de origem desconhecida se deu na autoestrada próxima à refinaria na cidade síria de Baniyas, entre Latáquia e Tartus, na passagem da coluna militar russa. Em resultado, a plataforma móvel do sistema Pantsir-S1 se virou, tombando na autoestrada.

As fotos do caso foram publicados no seu twitter pelo analista militar Qalaat Al Mudiq:



Os voluntários da comunidade OSINT InformNapalm confirmaram que nas fotos realmente aparece o sistema Pantsir-S1, que em resultado da queda danificou os sistemas de fixação e lançamento de mísseis, possivelmente um dos mísseis se soltou da plataforma.
Partes danificados da unidade
É de notar que o preço de exportação do Pantsir-S1 varia ente 13,15 e 14,67 milhões de dólares e a perda, mesmo temporária da unidade, será sentida pelo contingente russo na Síria.
Fotos para comparação, Pantsir-S1 operacional e danificado
É de recordar, que na manha do 3 de maio de 2018, o Ministério da Defesa russo já tinha perdido um caça Su-30SM, “abatido pelo pássaro”. Os seus dois pilotos morreram.

Bónus
Ver original da notícia
Em dezembro de 2015, uma página russa tinha escrito que Daesh/EI planeia treinar aves para atacar as aeronaves russas, quem sabe, pode ser que hoje estamos ver o resultado destes mesmos treinos...
... ou então, foi o pássaro Javelin

Sem comentários: