quinta-feira, maio 10, 2018

Israel – Irão: nas vésperas da uma grande guerra?

Na noite de 9 à 10 de maio, Israel e Irão trocaram disparos de artilharia e mísseis, possivelmente o incidente mais grave de toda a guerra civil síria. Em resposta ao ataque de al-Quds iranianos, o exército israelita bombardeou dezenas de alvos iranianos na Síria, usando 28 aviões e efetuando mais de 60 ataques preventivos de mísseis.

O exército israelita informou que havia atacado dezenas de instalações militares iranianas na Síria, incluindo centros logísticos, pontos de observação e vigilância, acampamentos militares (pelo menos um recente sistema antiaéreo russo Pantsir-S1, no vídeo em cima), incluindo o principal, nos arredores de Damasco e depósitos de armas, incluindo o do aeroporto de Damasco.
Todos os alvos responsáveis pelos ataques noturnos contra Israel foram destruídos. Os sistemas de defesa anti-aérea síria que tentaram abater os aviões israelitas foram destruídos. Além disso, Israel atacou a base aérea síria de Shayrat, a base aérea de Tala (sudoeste da Síria), a base aérea e aeroporto militar de Mezzeh /Mazzeh (nos arredores de Damasco) e a base militar do Hezbollah, perto da fronteira com Israel. Os sistemas de mísseis sírios “Smerch” e/ou “Uragan” que atingiram as colinas de Golan à partir do território sírio, também foram destruídos:
Os ataques contra os alvos sírios e às instalações iranianas continuaram toda a noite e toda a manhã. Explosões esporádicas foram audíveis mesmo no decorrer de 10 de maio. Os aliados russos cumpriram as suas obrigações com todas as partes do conflito – ficaram quietos e calados para passarem despercebidos. 
Benjamin Netanyahu e Vladimir Putin, 9/05/2018, em Moscovo
O presidente Putin manteve a sua palavra dada ao Benjamim Netanyahu no dia 9 de Maio em Moscovo.

Como tudo começou

É de recordar que dia 8 de maio de 2018 a aviação israelita ataco e destruiu nos arredores de Damasco um comboio iraniano que estava transportando os mísseis terra-ar e terra-terra à uma base militar iraniana. Os relatos apontam 9 mortos entre os militares do regime, totalidade de mísseis foi destruída. O ataque decorreu simbolicamente durante a transmissão ao vivo do discurso do presidente Donald Trump sobre a retirada dos EUA do acordo nuclear com o Irão. Pura coincidência ou então os israelitas sincronizaram a sua ação deliberadamente.
Os sírios reclamam que abateram dois mísseis israelitas, uma disputa puramente teórica, uma vez que o alvo do ataque foi destruído.

Por sua vez Israel chamou os reservistas da defesa antiaérea e do pessoal da retaguarda ao serviço ativo, os abrigos antiaéreos nas colinas de Golan estão prontos para receber os cidadãos de Israel.
No dia 10 de maio também foi registada uma forte explosão (na foto em cima, possivelmente de uma viatura armadilhada) num dos bairros centrais de Damasco. A guerra da gente grande parece está cada vez mais próxima às portas do regime do Assad.

Sem comentários: