quarta-feira, abril 04, 2018

RIP Yuriy Soloshenko: o ex-POW ucraniano mais idoso

De esquerda para direita: Yuriy Soloshenko, Gennadiy Afanasiev e Petró Poroshenko
Hoje morreu Yuriy D. Soloshenko, um dos muitos POW ucranianos, preso aos 72 anos (Sic!) pelas autoridades russas e libertado aos 74, “nosso herói e meu avô […] que passou pelo cativeiro russo, completamente e com dignidade”, escreve outro prisioneiro político ucraniano, Gennadiy Afanasiev.
foto @Dmytro Larin, Ukrayinska Pravda
Devido aos ferimentos e doenças, os dois foram libertados, mas isso não passou sem deixar as marcas... O homem lutou até o seu último suspiro, permanecendo um verdadeiro ucraniano – orgulhoso, tímido, educado e invencível.
Eu nunca esquecerei, escreve Afanasiev, quando sobrevoando a maldita Moscovo, ele gritou: “Adeus à Rússia mal lavada…”
Oramos à sua alma.

Quem era Yuriy Soloshenko: nascido em 1942, é natural da região de Poltava, foi graduado pela Universidade Nacional de Kharkiv, 48 anos trabalhou na fábrica “Znamya” (Bandeira) que pertencia ao complexo militar soviético e depois ucraniano. Detido ем Moscovo ем 2014, foi falsamente acusado da porte dos documentos relativos ao sistema de mísseis S-300, usados pelas Forças Armadas da Ucrânia e cujos componentes são produzidos na fábrica Generator em Kyiv.
Sem nenhuma chance: os reféns ucranianos sobre os métodos do FSB
foto @Dmytro Larin, Ukrayinska Pravda
Recebeu as ofertas da cidadania russa: “Caso receber a cidadania russa será lhe atribuído o estatuto de testemunha. [...] Se você aceitar a cidadania [russa] terá o estatuto da testemunha, estará sob a proteção da lei russa da protecção de testemunhas”. Numa outra ocasião recebeu a nova proposta de acordo pré-julgamento: “Caso se declarar culpado de espionagem, uma semana depois será transferido para a prisão domiciliária”.

Durante 10 meses Yuriy estava sem advogado, 8 meses sem as visitas do Cônsul da Ucrânia. Em 14 de Outubro de 2015 o tribunal de Moscovo o condenou aos 6 de cadeia severa pela “espionagem”. Em 14 de junho de 2016 Yuriy Soloshenko e Gennady Afanasyev foram liberados, na troca entre Ucrânia e Rússia, por dois terroristas russos, detidos nas atividades terroristas na região de Odessa.

Sem comentários: