quarta-feira, abril 04, 2018

Donbas: separatistas pretendem inundar uma mina nuclear

No mês de abril, os separatistas da dita “dnr” pretendem inundar a mina “Yunkom” em Yenakiyevo, onde a URSS em 1979 efetuou uma explosão nuclear. O dito “ministério da indústria de carvão”, dos separatistas acredita que inundação não levará à poluição ambiental. Realmente, que tipo de perigo representa uma mina, onde explodiram uma bomba nuclear?
A mina foi fundada em 1908, com auxílio do capital belga,
em 1924 foi rebatizada de Yunkom (Jovem Comuna
A marvada da Ucrânia sempre achava que a mina não deve ser inundada, e garantia o bombeamento de água para fora desta, encerrada desde 2001. Mas o verdadeiramente popular “governo” da dita “dnr”, estudou o assunto, decidindo que não se deve gastar dinheiro em bombas. Que as pessoas irão sobreviver na mesma, escreve Denis Kazansky.
"A conservação molhada do objeto "Clivagem" da mina "Jovem comuna" não levará ao poluição do meio ambiente"
Os moradores locais estão em um pânico silencioso, mas ninguém pode fazer nada. Em 2013, estas mesmas pessoas protestavam ruidosamente contra os planos ucranianos de extrair o gás de xisto, porque era uma “ameaça ao meio ambiente”? Vocês não vão acreditar, mas em 2018 eles não protestam! Nenhum combatente vocal contra o “genocídio de xisto” saiu às ruas. Será que a saúde dos habitantes de Donbas já não importa? Quando o xisto ia ser explorado numa profundidade de 5.000 metros, os moradores locais, por algum motivo, estavam muitíssimo preocupados com a qualidade dos lençóis de água subterrânea, e então agora, quando a mina atómica seria inundada com água – não há manifestações. Misticismo puro…
Imprensa regional de 2004: “Plano do Yuschenko: seremos enterrados numa cova nuclear”
A ironia do destino. Em 2004, os barões locais, pertencentes ao pró-russo Partido das Regiões, acusavam o presidente ucraniano Victor Yushchenko, de querer usar as minas encerradas da região para guardar o lixo nuclear americano. Disseminavam, dessa maneira, o pânico entre a população local. Publicavam, nos jornais regionais os artigos assustadores, intitulados: “Plano do Yuschenko: seremos enterrados numa cova nuclear”, assustavam as pessoas com radiação e genocídio. E agora, 14 anos depois, essas profecias de desgraça de repente se tornam numa realidade. Mas não são realizados por marvados dos ucranianos “banderistas”, mas por eles próprios. Nenhuma autoridade ucraniana, em 27 anos de Independência do país, chegou à ideia de inundar “Yunkom”.
Não deixa de ser muito simbólico. O “poder popular” soviético realizou as experiências nucleares, usando, como cobaias, os habitantes de Donbas. Outro poder supostamente popular pretende organizar uma nova experiência – inundar com água uma cápsula radioativa (o objeto Clivagem), formada após a explosão. Alguma coisa não está bem com o “poder popular” e com as preferências políticas das pessoas que este poder escolhem...