domingo, março 18, 2018

Afrin é turca. Crimeia é ucraniana (7 fotos)

O presidente Erdogan informou que a cidade síria de Afrin está sob controlo do exército turco. As fontes independentes confirmam este facto. As últimas unidades curdas deixaram a cidade na noite de 17 ao 18 de março, possivelmente rumo ao Manbij.
Na noite de 17 ao 18 algumas unidades curdas de YPG/PKK ainda ofereciam a resistência bastante ferros, mas muito esporádica, ao avanço do exército turco e ELS, mas em geral a cidade caiu em apenas algumas horas. Uma parte da resistência curda saiu da cidade, outros simplesmente despiram os fardamentos e esconderam as suas armas, se transformando em potenciais refugiados civis. Isso pode explicar a ausência dos prisioneiros capturados pelos turcos. Existe a informação que curdos tinham criado os postos de controlo nas saídas da cidade, onde os refugiados civis eram simplesmente extorquidos.
O exército turco está hastear as suas bandeiras nos edifícios oficiais de Afrin como sinal da vitória da Turquia.



Algumas unidades curdas tentam chegar ao Manbij, mas para isso têm que passar pelo território sob controlo do Damasco (na realidade dos proxy pró-Irão). Tarefa nada fácil, cada unidade está negociar a sua passagem de forma individual, alegadamente os mercenários iranianos exigem, pela passagem, os valores bastante altos. Possivelmente isso explica a tal extorsão massificada dos civis na saída do Afrin.
Para já, exército turco está decidido chegar à linha de contacto com as forças proxy pró-iranianas, para garantir que estes não fiquem com nenhum pedaço do terreno, deixado pelos curdos. Os turcos estão vigiar de perto o exército sírio pró-regime e os proxy pró-iranianos, os avisando para não se metam na situação: “vocês tiveram o tempo suficiente, mas agora já não”.   
Tudo indica que presidente Erdogan conseguiu a sua vitória, de forma quase independente e com poucos acordos de bastidores com russos e Damasco. Agora Turquia afirma que o status quo é para manter e que eles não pretendem entregar Afrin ao Assad. Pelo contrário, Ancara afirma que a cidade e a região serão entregues às forças locais e a Turquia garantirá a sua segurança. As justificações russas sobre a Síria, “una e indivisível”, foram por água abaixo...
Próximo alvo turco possivelmente é Manbij. Tal como na tomada do Afrin, exército turco e os seus aliados locais irão avançar de forma lenta, mas imparável. Pelo caminho, Turquia irá negociar cada vez mais com EUA e cada vez menos com Irão e Rússia, mas isso acontecerá mais tarde, quando a operação “Ramo de Oliveira” será dada por terminada.

Turquia: Crimeia é Ucrânia!

O Ministério dos Negócios Estrangeiros da Turquia emitiu uma declaração dedicada ao quarto aniversário da ocupação russa da Crimeia, em que afirma, de forma clara que o dito “referendo” de 2014 era “ilegítimo”.
O MNE/MRE turco também expressou a opinião de que a situação atual na Crimeia contradiz as normas do direito internacional: “Mais uma vez enfatizamos que não reconhecemos o estado de coisas que se formou, de facto, como resultado dessa ação, levada a cabo em violação das normas do direito internacional, e expressamos apoio à integridade territorial e à soberania da Ucrânia”, diz o comunicado.