sexta-feira, fevereiro 09, 2018

6 atletas russos reconheceram as sanções internacionais pelo uso de doping

As atletas russas Anna Chicherova e Yulia Zaripova e mais quatro desportistas russos reconheceram oficialmente as sanções da Associação Internacional de Federações de Atletismo (IAAF) por violarem as regras antidoping. Isto é relatado pelo serviço de imprensa da Federação Russa de Atletismo.
A delegação russa nos JO de PyeongChang
Além disso, as sanções antidopagem da IAAF foram reconhecidas por Kirill Sukharev, Mikhail Ryzhov, Tatyana Andrianova e Evgeny Borisov. Os atletas assinaram uma forma oficial de reconhecimento das sanções impostas por violação das regras antidoping. As confissões foram ratificadas pelo Comité disciplinar antidoping da Agência Russa de Antidopagem (RUSADA).

Chicherova (salto em altura) foi desqualificada por dois anos, à partir de 1 de julho de 2016, após testar falhar novamente o reste antidopagem nos Jogos Olímpicos de 2008 em Pequim. A sua amostra deu o resultado positivo da substância proibida de turinabol (classe S1). Mais tarde, o Comité Olímpico Internacional (COI) retirou à atleta a medalha de bronze dos JO-2008 em salto de altura.

Atleta contestou a decisão do COI no Tribunal de Arbitragem Desportiva, mas perdeu o recurso. Assim, a sua desqualificação terminará em 30 de junho de 2018. São anulados todos os seus resultados, obtidos entre 24 de agosto de 2008 e 23 de agosto de 2010.

Zaripova foi desqualificado por quatro anos, à partir de 4 de outubro de 2016, após as amostras de doping dos Jogos Olímpicos de 2012 em Londres mostrarem que ela também usava turinabol. A RUSADA anteriormente desqualifucou a atleta por 2,5 anos; à partir de 25 de julho de 2013. Assim, contando com o tempo de desqualificação russa, a sua desqualificação internacional terminará em 3 de abril de 2018. A desportista perde a medalha de ouro dos Jogos Olímpicos de 2012 na corrida dos 3000 metros obstáculos.

Sukharev é especializado em salto de comprimento, a sua desqualificação de dois anos terminará em 26 de outubro de 2019. O período de desqualificação de Ryzhov é desconhecido. A corredora às distâncias médias, Andrianova, é suspensa por dois anos e poderá competir novamente em 21 de fevereiro de 2018. Borisov, que se especializa em 110 m obstáculos, foi desqualificado por dois anos até 28 de setembro de 2019.

Sem comentários: