segunda-feira, janeiro 01, 2018

Ucrânia recorda Stepan Bandera (18 fotos)

No dia 1 de janeiro de 1909 nasceu Stepan Bandera, político, ideólogo e futuro líder da Organização dos Nacionalistas Ucranianos (OUN-R), homem que dedicou toda a sua vida à luta pela Ucrânia independente e que foi assassinado em 1959, em Munique, pelo agente do KGB, que mais tarde fugiu para Ocidente.
AP Photo/Efrem Lukatsky
Como já é tradição na Ucrânia, no dia 1 de janeiro, o aniversário do nascimento do Stepan Bandera é comemorado pelos diversos nacionalistas e patriotas, em forma da organização das marchas de tochas ardentes.

Kyiv
As fotos de Kyiv Facebook @Ivan Pogorelyi
Em Kyiv, a marcha foi organizada pelo partido VO “Svoboda”, “Setor da Direita” e Corpo Nacional, a polícia ucraniana avaliou o número dos participantes em cerca de 1.000 pessoas. 
A marcha começou no parque Taras Shevchenko em frente da Universidade Nacional Taras Shevchenko e terminou na praça de Independência (Maydan), informa novosti.dn.ua

Slovyansk
A marcha foi organizada pelo partido VO “Svoboda” e organização “Sokil”, ação contou com a proteção extra de polícia e SBU.
Os principais slogans: «Glória à Ucrânia» e «Leste e Oeste juntos», a marcha também exibia os cartazes com slogans locais e económicos, eram recordados os ucranianos que morreram defendendo Ucrânia na atual guerra russo-ucraniana.
A marcha acabou em forma de comício junto ao monumento do poeta-mor da Ucrânia, Taras Shevchenko.

Avdiivka e Pokrovsk (região de Donetsk livre)

Na cidade de Pokrovsk na praça Taras Shevchenko decorreu um comício.

Na cidade de Avdiivka, na linha da frente, a marcha também foi organizada pelo VO “Svoboda”, “Setor da Direita” e Corpo Nacional, informa avdeevka.city.

Além disso, as marchas nacionalistas foram planeadas e decorreram em Lviv, Sumy, Kharkiv, Ternopil, Dnipro, Rivne, Kherson, Kryviy Rih e Melitopol, informa novosti.dn.ua (os dados da polícia ucraniana apontam 54 (!) marchas em 20 regiões da Ucrânia!)

Blogueiro: amado pelos cidadãos que se identificam com Ucrânia e odiado por aqueles que odeiam o país, Stepan Bandera, de forma lenta, mas imparável, deixa de pertencer à esfera histórica, se transformando num santo protetor da Ucrânia. Como tal, as marchas, em sua memória reúnem a quantidade máxima de pessoas quando a própria existência da Ucrânia é ameaçada, diminuindo de intenção, quando o perigo deixa de “espreitar às portas”.


Também é de notar que Stepan Bandera entrou, para ficar, na imaginação popular e mitológica ucraniana. Quando isso sucede, o “centrão” político deixa de sentir a necessidade de lutar por mais. Um pouco disso aconteceu com Bandera, de uma figura exótica resgatada pelo VO “Svoboda”, ele se transformou numa parte regular da história da Ucrânia. Os mitos e heróis, como é sabido, nunca morrem.

Bónus

É de recordar que nas décadas de 1960-1970 as autoridades comunistas soviéticas da URSS habitualmente organizavam as marchas que usavam as tochas, principalmente no dia 9 de maio e 22 de junho, para assinalar a participação soviética na II G.M., naturalmente, os que vão evocar outras situações históricas, não vos falarão disso.
E claro, sempre podemos comparar as marchas ucranianas com as marchas dos países vizinhos, por exemplo com a recente marcha do extremismo xenófobo polaco.
Ler mais

Sem comentários: