sábado, dezembro 30, 2017

Crise de reféns termina por bem em Kharkiv

Um homem que fez 11 reféns (9 adultos e 2 crianças) no edifício dos correios públicos da Ucrânia, “UkrPoshta”, na cidade de Kharkiv no dia 30 de dezembro de 2017 foi dominado e detido num esforço conjunto da Polícia Nacional da Ucrânia e do SBU, informa agência ucraniana UNIAN.
Foto do FB do Ministro do Interior da Ucrânia Arsen Avakov
Obrigado pelo serviço! escreveu o Ministro
O homem não identificado foi descrito, pelos reféns libertados como calmo, ele não fez nenhuma exigência e manteve o contato regular com a polícia através dos telefones dos reféns, contou o chefe da polícia regional Oleh Bekh, citado pela Reuters. Sabe-se que o atacante é uma pessoa com o passado crimial. As câmaras das TV´s ucranianas mostravam os policiais e bombeiros e as suas viaturas estacionadas em redor de um prédio branco e amarelo de dois pisos na cidade do Kharkiv. A área foi fechada ao tráfego.
Cerca de 18:10 (hora ucraniana), os negociadores ucranianos conseguiram convencer o atacante em libertar uma parte dos reféns (2 crianças de 11 e 13 anos e 3 mulheres, uma delas é idosa) e às 20:52 as forças ucranianas libertaram todos os reféns e detiveram o atacante. Sabe-se que os negociadores ucranianos usaram o pai do atacante para o convencer à se entregar. Os reféns libertados e os seus familiares receberam, de imediato, a ajuda dos psicólogos e médicos, escreve UNIAN.
Forças especiais da Polícia Nacional da Ucrânia, unidade KORD
O Departamento Investigativo da Polícia Nacional da Ucrânia abriu o caso criminal pré-julgamento na base da 2ª parte do Art. 147 (tomada de reféns) do Código Penal da Ucrânia. O atacante enfrenta uma pena de prisão de até 15 anos de cadeia efetiva.
Momentos finais da operação de resgate
Segundo uma das crianças, libertadas pelo atacante, este alegadamente vive na região de Kharkiv, na aldeia de Zhuravlivka e tem cancro/câncer de cérebro. “Ele constantemente oferecia café e chá, colocou [no corpo] o explosivo [um dispositivo com um líquido e lâmpadas ligadas ao corpo] e dizia que se a polícia não o escutar – iria se rebentar”, conta agência UNIAN.
O dispositivo do atacante | foto Євгеній Жуков
A foto do atacante foi publicada na página do Facebook do Ministro do Interior da Ucrânia, Arsen Avakov, que escreveu: Os agentes da investigação criminal da Polícia Nacional acabaram de localizar o criminoso que tomou as pessoas como reféns em Kharkiv.
Obrigado pelo serviço!

1 comentário:

Anónimo disse...

сегодня день рождения Степана Бандеры