terça-feira, dezembro 19, 2017

“Beatles” e a “pobre vida na Inglaterra” pós-II G.M. (8 fotos)

A foto, à preto-e-branco, chamada “John Lenon na cozinha do Paul McCartney”, é usada, constantemente, pelos fãs do comunismo para provar que a vida na Inglaterra pós-II G.M. era pior que a vida na União Soviética. A realidade dos factos é bem diferente.

02. O prédio em que Paul McCartney viveu entre 1955 aos meados da década de 1960 é um edifício espaçoso de dois pisos, feito de tijolos. Assim era sua aparência na juventude do Paul:

03. Assim é a “cara” do edifício hoje, praticamente nada mudou, dado que casa possuí o estatuto do museu. O edifício têm vários quartos/cômodos e seu próprio jardim em frente de casa — atualmente seria um alojamento bem caro.

04. Mais uma foto contemporânea. Pelo seu tamanho o prédio parece com os edifícios construídos na década de 1940 nos arredores de Mensk/Minsk, no bairro da fábrica de tratores. Os prédios em Mensk foram construídos pelos próprios operários da fábrica, os escravos soviéticos se dirigiam à obra após a sua jornada de trabalho principal.
Na União Soviética o prédio deste tamanho possuía, no mínimo, OITO apartamentos (4 em cada piso), cada apartamento tinha dois quartos de 45 m², dois famílias viviam em cada apartamento, uma família ocupava apenas um quarto [um apartamento até bastante razoável era transformado em komunalka]. A família do Paul McCartney não precisava de dividir a sua casa e jardim com ninguém. A mãe do Paul era uma parteira de plantão, pai – trabalhador com salário de 6 libras por semana.
Comparar com as barracas em que viviam os soviéticos

05. Foto dos exteriores. Prestem atenção em qualidade e cuidados dos trabalhos de alvenaria. Nenhum prédio soviético “do povo e para povo”, possuía a mesma qualidade.

06. Vejamos os interiores. No r/c há uma sala de estar bastante espaçosa – aqui não há camas para dormir, mas apenas áreas recreativas – porque a casa tem diversos quartos. Na URSS, na sala estariam 2-3 camas devido à falta de espaço. Nas paredes e janelas podemos ver o papel de parede e cortinas decentes, a casa tem uma lareira e TV (luxo inatingível na URSS no final da década de 1950). Poltronas e sofás, por sinal, também são muito bons mesmo aos padrões modernos.

07. Um dos quartos. A julgar pela cama de solteiro – era destinado a uma pessoa – é possível que o próprio Paul dormisse aqui. O quarto não é muito grande (uns 9-10 m²), mas é separado. Não são conhecidos muitos casas soviéticas da década de 1950 em que cada membro da família vivia num quarto separado.

08. Aqui está a dita cozinha. Naquela época a cozinha não era vista como o local para comer (para isso existia uma sala especial – a de jantar), e, portanto, o seu design é simples e utilitário. No entanto, duas torneiras mostram que nos meados da década de 1950 a casa já tinha a água quente, assim como um fogão à gás com um forno e uma máquina de lavar roupa (!) Novamente, na época, os cidadãos soviéticos apenas liam, incrédulos, que algures, nos países distantes [leia-se capitalistas] existe uma coisa tão maravilhosa que se chama geleira/geladeira “que opera a eletricidade”.
A família não pedia esmola, mas vivia muito modestamente... O televisor, como recorda Paul, apareceu na família apenas no ano da Coroação, em 1953”.

Como podemos ver, a vida real da família de Paul McCartney era muito diferente daquela que tentam imaginar, se baseando na foto da sua cozinha. O mais importante, na Inglaterra, qualquer pessoa teve a oportunidade de tornar-se rica e famosa e melhorar, várias vezes, as suas condições de vida – como realmente aconteceu com Paul McCartney.

Foto: pinterest.com | Texto: Maxim Mirovich

Blogueiro: estimados leitores, escrevam nos comentários (mencionando o país de origem), em que ano as vossas próprias famílias, tiveram, pela primeira vez, os mesmos electrodomésticos da casa dos McCartney: geleira/geladeira, TV, máquina de lavar roupa... O blogue irá publicar as vossas respostas. 

Sem comentários: