segunda-feira, novembro 13, 2017

Ataque efetivo no aeroporto de Deir ez-Zor

Os militantes islâmicos que falavam russo e trajavam os fardamentos militares russos conseguiram penetrar no aeroporto militar de Deir ez-Zor, onde acionaram os seus cintos de explosivos. Fala-se entre 3 e 80 mortos e até 2 aviões L-39s (?) destruídos.

A página síria pró-Assad, Muraselon.com fala em 1 militante do Daesh/EI de origem chechena que vestindo-se como militar russo, e falando russo à segurança síria na entrada principal, conseguiu entrar na base. Dentro da base, ele se aproximou ao grupo dos militares leais ao regime sírio e explodiu o seu cinto de explosivos.   

Já o blogueiro russo el-murid fala entre 3 à 5 homens-bomba, ambos falando russo e vestindo as uniformes russos, que conseguiram passar toda a segurança síria, para depois atacar a segurança do aeroporto, não se sabe ao certo de que nacionalidade, síria ou russa. O blogueiro militarista russo calcula o número das vítimas em 50 militares sírios e fala em 3 aeronaves destruídas.  

El-murid também chama atenção ao novo tipo de ataque: “caos mais o tradicional desleixo árabe criam um caldo nutritivo para um novo formato de guerra – de sabotagem puramente terrorista”.
Alegada foto do grupo atacante: no cento é o líder sírio, ao seu lado à direita o militante russo
que falando russo e trajando a uniforme russo ajudou ludibriar a guarda síria do aeroporto
foto @el-murid
UPD: O Centro de Inteligência e Informação sobre o Terrorismo Meir Amit (Israel) fala em um suicida do Daesh/EI de origem chechena que explodiu o carro-bomba no aeródromo militar de Deir ez-Zor. Posteriormente, cinco operários chechenos do Daesh/EI, usando uniformes do exército russo, entraram no aeródromo à bordo dos veículos e abriram fogo em todas as direções. Todos foram mortos na troca de tiros, mas um deles conseguiu explodir o seu cinto de explosivos. Pelo menos 13 militares russos foram mortos no ataque (Khotwa, 13 de novembro de 2017, Observatório Sírio dos Direitos Humanos, 14 de novembro de 2017). O já citado el-murid fala em 8 atacantes, 3 explosões e 5 militares russos mortos. 

Sem comentários: