sábado, novembro 11, 2017

As medalhas e condecorações do Brejnev: 111/114 unidades

Em 10 de novembro de 1982 morreu o líder soviético Leonid Brejnev e em dezembro de 1986, possivelmente na sequência da Perestroika, a sua esposa devolveu as medalhas e condecorações que este recebeu, ao longo dos anos, principalmente na sua qualidade do Secretário-geral do PCUS e de facto, o líder do estado soviético.

A tarefa de elaborar o informe sobre as condecorações do Brejnev foi cabendo ao seu camarada Pyotr Demichev, candidato ao membro do CC do PCUS; o Ministro da Cultura da URSS entre 1974 à 1986 e 1º Vice-Presidente do Presídio do Soviete Supremo da URSS entre 1986 à 1988.
Brejnev, já bastante senil no fim da sua liderança
O amor praticamente infantil do Brejnev pelas medalhas e condecorações foi um traço marcante deste líder soviético, principalmente na época derradeira da sua vida. Pormenor bastante conhecido dentro e fora da URSS, usado pelos “boiardes” comunistas locais e líderes dos “países em vias de desenvolvimento” que pretendiam solicitar a ajuda económica da URSS. Basicamente, para facilitar a abertura pela URSS de uma linha de crédito ou oferta de uns tantos biliões da “assistência económica graciosa”, os governos estrangeiros mandavam ao Moscovo os emissários que traziam na bagagem as medalhas e condecorações. O que provocava o nascimento das piadas sarcásticas na sociedade soviética, como aquela que dizia, por exemplo, que o “querido Leonid Ilich sofreu uma operação para alargar o peito, para lá caberem mais medalhas”.   

A lista das medalhas e condecorações do Brejnev entregues ao Estado (fonte) | lista oficial (114 unidades):
A Ordem Vitoria (apenas 20 unidades fabricadas e apenas 17 pessoas condecoradas; Brejnev foi condecorado, atropelando a própria “legalidade socialista” em 20 de fevereiro de 1978 e a perdeu, pelo decreto do Gorbachev, em 21 de setembro de 1989);
5 estrelas de ouro de “Herói da União Soviética”;
16 ordens e 18 medalhas da URSS;
2 estrelas de marechal: general do exército e marechal da União Soviética;
as armas cerimoniais douradas;
34 medalhas de ouro do Herói (21 medalhas “Estrela de Ouro” e 13 medalhas “Foice e Martelo” (que recebeu em forma de cópia);
42 condecorações estrangeiras: 42 ordens e 29 medalhas;
O número total de condecorações: 111.

No fim do informe, dirigido ao CC do PCUS e assinado em 24 de dezembro de 1986, Demichev escreve: “de acordo com a prática corrente, se propõe deixar as condecorações aos cuidados especiais no Presídio do Conselho Supremo da URSS, duas estrelas de marechal e cópias das estrelas de ouro de acordo com a ordem corrente”.

Sem comentários: