sexta-feira, outubro 13, 2017

Turquia proíbe a entrada de navios da Crimeia ocupada

A Turquia não receberá nenhum navio com proveniência de qualquer porto da Crimeia, independentemente da bandeira do registo da embarcação. A decisão foi anunciada nesta sexta-feira pela Câmara de Transporte Marítimo da Turquia e tomada pelo Ministério dos Transportes, Navegação Marítima e Comunicações da Turquia.
A porta-voz do Ministério Público da Ucrânia, Larisa Sargan, publicou na sua página de Facebook a cópia do documento, que frisa: “os navios provenientes da região da Crimeia e dos seus portos não podem entrar no nosso país (Turquia) e a permissão para navegar aos portos daquela região não será concedida”.
O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, na sua visita à Kyiv em 9 de outubro, disse que Ancara continuará a apoiar a integridade territorial da Ucrânia e que nunca aceitará a anexação ilegal da Crimeia pela Rússia, embora deixou por responder à questão se Turquia pretende impor as sanções contra a Rússia.

Guarda Costeira da Líbia afunda petroleiro da Crimeia
foto @Coast Guard and Port Security
A Guarda Costeira e Segurança Portuária da Líbia publicou na sua página de Facebook o momento de abordagem do petroleiro russo Goeast, pertencente à uma empresa da Crimeia e que era suspeito de contrabando de petróleo e combustível.

Como informa a publicação World Maritime News, citando a Guarda Costeira Líbia, a tripulação não acatou as ordens repetidas das autoridades marítimas líbias, após o que o petroleiro foi alvejado pelo canhão de 30 mm. Em resultado foram danificados os tanques de combustível e casa de máquinas. Como escreve Libyan Express, algum tempo depois o navio afundou, o destino da sua tripulação é desconhecido.
Faça click para ver o vídeo
Pelos dados da publicação belarusa By24.org, o petroleiro Goeast era registado sob o número internacional IMO 7526924 e usava a bandeira das Comores. Mas na realidade pertencia à empresa russa «Uvas-Trans», registada e com escritório principal na Crimeia ocupada, informa a página ucraniana Zik.ua

Sem comentários: