terça-feira, outubro 03, 2017

Baixas russas na Síria: o comandante da brigada e oficiais queimados

Em resultado dos ferimentos graves, contraídos nos arredores da cidade síria Deir ez-Zor, morreu em hospital militar moscovita o coronel Veleriy Fedyanin, o comandante da 61ª Brigada separada dos fuzileiros navais da frota russa do Norte. A sua morte já foi confirmada pelo Ministério da Defesa russo.

A imprensa regional russa informou que em resultado dos ferimentos graves, fruto de explosão de um AEI, coronel Fedianin morreu em 30 de setembro de 2017 no hospital militar russo “Burdenko” em Moscovo e será sepultado em Moscovo no dia 3 de outubro corrente.
Em 2017, o coronel Fedyanin comandou a unidade dos fuzileiros navais durante a parada militar no dia 9 de maio, na Praça Vermelha. Nas redes sociais foi colocado o fragmento do vídeo no qual se vê o coronel à se comunicar com o presidente russo.

Anteriormente, uma outra publicação regional russa, Deita.ru, escreveu que coronel Fedyanin foi ferido no mesmo incidente em que morreu o general russo Valeriy Asapov. Na versão oficial, Fedyanin foi ferido no dia 22 de setembro, quando “organizava a entrega [...] da ajuda humanitária [...] na província de Hama”. Por outro lado, e de acordo com uma familiar de soldado russo Vladimir Tarasyuk, morto na Síria nos meados de setembro, Tarasyuk, um general e um coronel morreram numa emboscada do dia 16 de setembro. Todos foram abatidas pelos forças anti-Assad.

Naturalmente, no momento em que o exército russo tem como baixas generais e coroneis, comandantes dos exércitos e das brigadas, os seus subalternos também terão as perdas equiparáveis. Mas as baixas, tal como no passado soviético, não são facilmente reconhecidas.

Execução dos oficiais russos
Surge a informação, por confirmar, de que no dia 1 de outubro, Daesh/EI “queimou três oficiais russos, depois que estes foram decapitados na praça Al-Jaidah dentro da cidade de Al-Mayadeen” (Islamic State burned 3 Russian officers after they beheaded them at the Al-Jardaq square inside Al-Mayadeen city today).
Militares/mercenários (?) russos capturados pelo Daesh (a sua sorte para já é desconhecida,
ambos participaram nas atividades terroristas russas no leste da Ucrânia):
Grigoriy M. Curkanu (à esquerda) e Roman V. Zabolotniy (à direita com barba) 
Numa situação semelhante, quando Daesh/EI capturou os militares turcos em al-Bab, entra o momento da sua captura e a sua execução decorreu uma semana. Como sempre, existe a possibilidade de que os militares capturados são mercenários russos ao serviço do grupo “Vagner” ou outras EMP russas, à atuarem na Síria.

Sem comentários: