sábado, setembro 16, 2017

KGB e PCUS contra «Arquipélago GULAG»

A propaganda pública anti-Solzhenitsin nas ruas de Moscovo em 13/02/1974
Em fevereiro de 1976, o chefe do KGB da URSS, Yuri Andropov endereçou uma carta, por si assinada, ao Departamento geral do Comité Central do PCUS, solicitando a concordância do mais alto escalão do partido comunista soviético em produzir um folhetim satírico, atacando o Nobel da literatura, escritor Alexander Solzhenitsin.

A carta dizia:
Secretamente 
CC do PCUS 
Sobre a publicação na revista «Krokodil» 
do folhetim Sem o czar na cabeça” sobre SOLZHENITSIN

Segundo os dados disponíveis, SOLZHENITSIN pretende publicar a 2ª (?) parte do seu pasquim Arquipélago GULAG para que este coincide com período dos trabalhos do XXV congresso do PCUS [24 de fevereiro — 5 de março de 1976].

Neste contexto consideramos útil a publicação na revista [satírica] «Krokodil» [Crocodilo] o folhetim Sem o czar na cabeça, em que, nas base dos factos verídicos, serão expostas as opiniões monárquicas do SOLZHENITSIN e as suas raízes sociais.

Solicitamos a concordância.

CHEFE DO COMITÉ DE SEGURANÇA ESTATAL,
ANDROPOV

INFORME
O folhetim Sem o czar na cabeça foi publicado na Gazeta Literária em 17 de março de 1976

Vice-chefe do Departamento da propaganda do CC do PCUS M. Gramov
Vice-chefe do Departamento I. Zubkov

19 de março de 1976

Arquivo Estatal russo da História Moderna (RGANI)
Fundo 5; Descrição 69; Processo 2897; Folha 2.
O folhetim anterior, contra Solzhenitsin, publicado na revista «Krokodil» [Crocodilo] em 1974
O conteúdo do folhetim Sem o czar na cabeça: o avô do escritor era um “cruel burguês latifundiário”, o seu filho – tio do escritor, por alguma razão misteriosa era “um assaltante que assaltava os viajantes” e o seu pai, que escritor recorda como pessoa bastante liberal “não aguentou a queda da monarquia russa e se suicidou”.

Blogueiro: é de imaginar que o campo esquerdista irá argumentar que “nos EUA acontecia isso mesmo e até muito pior...” Só de imaginar, o chefe do FBI escreve ao “comité central” do partido republicano / democrata, solicitando a concordância do partido em publicar algum folhetim satírico contra algum escritor liberal americano (e existiam vários). E após receber a permissão deste mesmo CC, o texto é publicado no jornal/revista do órgão central da União dos Escritores dos EUA ;-)

Sem comentários: