quinta-feira, maio 25, 2017

Senado do estado de Washington reconhece Holodomor como genocídio

Senado do estado de Washington aprovou a resolução em homenagem das vítimas do Holodomor na Ucrânia em 1932-1933 que afirma claramente que “Holodomor foi um genocídio organizado pelo Iosif Estaline e pelo regime soviético contra o povo da Ucrânia”, – avançou em primeira mão o embaixador ucraniano nos EUA Valeriy Chaly na sua página do Facebook.

O diplomata agradeceu a posição ativa do Cônsul Honorário da Ucrânia em Seattle, Valery Goloborodko e informou da carta de agradecimento ao Tenente-Governador do Estado de Washington, o Presidente do Senado estadual Cyrus Habib.

“É uma decisão importante! Agradeço ao Cônsul Honorário da Ucrânia em Seattle Valery Goloborodko pelas suas atividades, e aos dezenas de milhares de ucranianos do estado de Washington pelo apoio!!”, – escreveu Cônsul ucraniano.

A resolução, da autoria do Senador republicano Mark Miloscia foi aprovada por unanimidade. Desta feita o Estado de Washington se tornou o primeiro estado norte-americano à reconhecer oficialmente Holodomor como genocídio dos ucranianos.

Bónus histórico
A foto histórica mostra uma manifestação pacífica ucraniana em Chicago nos EUA, atacada pelos comunistas em 17 de Dezembro de 1933.

Cerca de 5.000 ucranianos se reuniram no bairro Westside de Chicago, organizados pelo “Comité da Ajuda à Ucrânia em Fome”, para denunciar as atrocidades do Holodomor, organizado pelas autoridades soviéticas.
20 pessoas foram hospitalizadas após o ataque em que os comunistas usaram todos os tipos de armas, incluindo tijolos, que foram lançados no meio da multidão à partir da estação de metro.

Foto @ACME Newspictures, Inc (Chicago) | Ukr-vintage

Sem comentários: