sexta-feira, abril 14, 2017

Riscos de fazer negócios em Cuba: prisão, expropriação e expulsão

A história do empresário britânico Stephen Purvis que foi preso em Cuba e levado para Villa Marista em Havana, a sede do serviço de segurança do estado para ser interrogado das acusações de corrupção, o caso se deu em 2012-13.

por: Ramon Espinosa, AP

Muito antes de o presidente Barack Obama estabelecer as relações diplomáticas com Cuba, algumas empresas americanas como a Carnival Cruise Lines, Airbnb, Starwood Hotels and Blue Jet, começaram à fazer negócios na ilha, e ainda tinha as empresas espanholas, britânicas, canadenses, italianas, chinesas e japonesas, à assinarem os contratos em Havana. A maioria deles, desde que seguissem as regras do governo cubano e se tiveram um pouco de sorte, operava sem problemas.

No entanto, outros não tiveram a mesma sorte; a polícia fechou seus escritórios, o governo confiscou as suas propriedades e alguns de seus executivos acabaram na prisão. Como aconteceu com o arquiteto britânico Stephen Purvis, que acaba de publicar um livro intitulado “Close But No Cigar: A True Story Of Prison Life In Castro's Cuba” (Fechado, mas sem nenhum charuto: a verdadeira história da vida prisioneira na Cuba de Castro), que relata os horrores que viveu em uma prisão cubana: “A partir de agora você não tem o nome; é o prisioneiro № 27”.

Ler mais em espanhol

O jornal britânico The Guardian publica um trecho do livro:
– Posso ligar para minha esposa?
– Não, vamos providenciar para que ela o visite.
– Quando será a visita de embaixada?
– Essas coisas levam o seu tempo.
Sinto um nó na minha garganta. Eu me concentro duro para não me ir abaixo.
– Posso ter algo para ler?
– Isso depende do seu instrutor. O seu instrutor decide as suas condições e segurança. Isso depende da sua conduta.
– Tenho um advogado?
Ele ri. “Isso também leva muito tempo. Leve o meu conselho, não espere”.

Sem comentários: