terça-feira, abril 25, 2017

A catástrofe de Chornobyl: 12 fotos e 11 reportagens

31 anos atrás, na noite de 26 de abril de 1986, ocorreu um grande acidente na estação nuclear “Lenine” de Chornobyl, conhecido na história como “a catástrofe de Chornobyl”. Em resultado do acidente foi completamente destruído o 4º reator da estação, a maior parte do combustível nuclear foi lançado ao atmosfera, resultando em contaminação radiotativa dos largos territórios das atuais Belarus, Ucrânia e Rússia. A catástrofe de Chornobyl é o maior acidente tecnógeno na história da humanidade.

Na fase ativa de mitigação das consequências do acidente foram envolvidas cerca de 600.000 pessoas, em novembro de 2016 Ucrânia inaugurou o novo sarcófago que garantirá a segurança do local nos próximos 100 anos. De uma ou de outra maneira, os trabalhos ligados à mitigação do impacto da catástrofe vão continuar por mais 70 anos.

Hoje o nosso blogue publica 12 fotos do Chornobyl e 11 reportagens sobre a catástrofe. As reportagens são acessíveis ao click em respetivas fotografias que as acompanham.

01. Ding-a-dong ou um dia em Pripyat em 1985
A retrospectiva da vida de um jovem trabalhador da estação nuclear “Lenine” em 1985. Na primavera de Pripyat até hoje fica preservada a atmosfera muito própria da “cidade de juventude, da primavera e de esperança” que estava lá no início dos anos 1980. Tentem ver a cidade sob essa perspetiva.

02. Ucrânia. Prypyat. Apartamentos
Em Pripyat agora já não se deve entrar nos edifícios, mas essa reportagem mostra a aparência dos prédios urbanos abandonados. As fotos ilustram a vida dos moradores de apartamentos típicos de Pripyat, o que neles restou após a passagem da desinfecção e dos saqueadores, podemos ver a aparência dos edifícios após quase trinta anos de poder da natureza.

03. O jardim-de-infância abandonado na aldeia de Kopachi
Pripyat se tornou o símbolo da tragédia de Chornobyl, a cidade é conhecida em todo o mundo. Mas, as passagens de ventos nucleares atingiram dezenas de pequenas vilas e aldeias, as quais hoje ninguém se lembra. A aldeia de Kopachi no epicentro de uma tragédia nuclear foi de tal maneira contaminada que ela foi completamente destruída – as casas foram arrasadas pelas retroescavadoras civis e militares e sepultadas sob uma camada de terra.

Apenas na periferia da vila ficou de pé um único edifício do jardim-de-infância local, onde ainda é possível ver os vestígios da vida pré-catástrofe dos meados de 1980.

04. Pripyat, dentro do edifício de habitação de 15 andares
Na cidade de Pripyat existem cinco edifícios residenciais de 15 andares. O edifício com os brasões de armas na praça central da cidade agora é inseguro, mas o de rua de Heróis de Estalinegrado pode ser visitado. A postagem conta a história do prédio, dos seus apartamentos e mostra a vista à Pripyat e ao sarcófago à partir das alturas.

05. Chornobyl, a maquinaria dos “liquidadores”
Como e com que meios as pessoas lutaram com as consequências do desastre nuclear? Que maquinaria ajudava a combater a poluição radiativa, que meios usavam na limpeza do território adjacente à estação nuclear de Chornobyl? A maior parte da maquinaria “suja” tem sido enterrada em cemitérios especiais, mas alguns equipamentos podem ser vistos no pequeno museu perto da cidade de Chornobyl.

06. Os apartamentos de Chornobyl
Muita gente não sabe disso, mas a cidade de Chornobyl continua a viver a sua vida muito peculiar – de uma pacata cidade distrital se transformou numa cidade fechada que abriga os atuais funcionários da estação nuclear de Chornobyl (hoje desativada). As habitações foram transformadas em dormitórios dos trabalhadores que vivem lá numa base rotativa por alguns meses, de vez em quando, deixando a cidade, rumo ao “continente”. Na cidade funciona o toque de recolher, quase como em tempos de guerra. A reportagem mostra um dos dormitórios de trabalhadores de Chornobyl.

07. Passeio à volta da estação nuclear de Chornobyl
Qual é aparência atual da estação nuclear de Chornobyl? É verdade que na lagoa de resfriamento vivem os peixe-gato mutantes? É verdade!

08. A sombra de Chornobyl – as antenas do radar militar “Duga”
Na zona de exclusão de trinta quilómetros à volta de Chornobyl se situa a antena da incrível instalação militar soviética – o famoso radar “Duga”, com a capacidade de ver além do horizonte, também conhecido como o “Chornobyl-2”. Construído durante a guerra fria, o complexo militar ultra secreto era destinado à observação e deteção de lançamentos de mísseis nucleares de longo alcance, vindos do “inimigo potencial”.

09. No interior de “Chornonyl-2”
Geralmente, no local de “Chornobyl-2” mostram apenas a antena, uma parte considerável das instalações interiores do complexo até hoje permanecem secretas. As fotos exclusivas mostram algumas casernas militares e as instalações que anteriormente abrigavam os equipamentos ultra-secretos.

10. O nível atual de radiação em Chornobyl
Pergunta de muita gente – qual é o nível atual de radiação em Chornobyl? A reportagem mostra e explica detalhadamente os níveis de radiação em diferentes partes da zona de exclusão, incluindo Chornobyl, Pripyat e a estação nuclear em si.

11. «Das cinzas e poeiras do passado»
A cidade de Slavutych se tornou a segunda parte de vida da cidade de Pripyat. A própria cidade de Pripyat nunca mais renascerá e nunca mais será habitada. Mas os seus antigos moradores tiveram as forças para começar tudo de novo em algum outro lugar do nosso mundo. A postagem é dedicada à certeza do que a primavera sempre vence o inverno, e a vida vence a morte.

Texto, fotos e todas as reportagens @Maxim Mirovich

Ler mais sobre Chornobyl:

Sem comentários: