quinta-feira, fevereiro 09, 2017

“Kyiv é o lugar de oportunidades, não a Paris”

Um dos murais de Kyiv
Um bonito, calmo e bem ponderado artigo do americano Peter Santenello sobre a vida em Kyiv e sobre Kyiv. O texto e fotos são o fruto da sua vivência de três meses na capital da Ucrânia.

***
Praça Santa Sofia
Estando no centro geográfico da Europa, Kyiv é uma cidade estendida às margens esquerda e direita do largo rio Dnipro. Era uma vez a capital do mundo eslavo e o centro nervoso do Império Rus´ de Kyiv. Em 2017, o poder que molda Ucrânia vem não somente de si, mas também de cidades capitais mais poderosas na Rússia, nos Estados Unidos e na Europa.

***
A rua histórica Yaroslaviv Val, uma das mais antigas de Kyiv
De certa forma, Ucrânia é um lugar de oportunidade. É uma terra atada com a corrupção, mas também com alguns níveis atrativos de tributação (dependendo de como o negócio é estruturado), e muitos jovens talentos. Eu tenho um amigo francês que iniciou um startup de recomendação de vinhos aqui e me disse: “Kyiv é onde estão as oportunidades, não em Paris”. Ele passou a contar como é quase impossível demitir um mau funcionário na França, país que permite a tributação insanamente cara e na presença de uma forte ideologia negativa na cultura francesa que percebe o empreendedorismo como uma força de ganância e pecado.
A embaixada dos Bitcoin na Ucrânia
Meu bom amigo de San Francisco mora aqui. Ele contratou seis desenvolvedores para ajudar a criar a sua startup; não há nenhuma maneira que ele poderia conseguido este arranque nos EUA. Dois outros amigos de São Francisco criaram sua equipa de vendas e desenvolvimento porque a força de trabalho é boa e os custos são baixos.

Ler o texto integral em inglês (texto e fotos @Peter Santenello).

Sem comentários: