segunda-feira, dezembro 19, 2016

Ucrânia nacionaliza 100% do PrivatBank

O governo da Ucrânia decidiu na noite de domingo a nacionalização do PrivatBank, o maior e sistemicamente mais importante banco comercial ucraniano (20,5 milhões de clientes) para “preservar a estabilidade do sistema financeiro do país”.

O governo se comprometeu a proteger totalmente os depositantes e disse que a aquisição, proposta pelo Banco Central e aprovada pelo Conselho de Defesa e Segurança da Ucrânia (RNBO), era necessária para “preservar a estabilidade do sistema financeiro do país”.

A transação que colocou 100% do banco em propriedade estatal, foi acordada com Igor Kolomoisky e Gennady Bogolubov, os dos oligarcas e co-proprietários do PrivatBank. Os dois controlam uma carteira diversificada de ativos, abrangendo a produção de petróleo, ferro-ligas, mídia e produtos químicos.

Ler mais em Financial Times (em inglês).

Por sua vez, o Departamento de Informação e Comunicações do Gabinete dos Ministros da Ucrânia informou que “estes ações ocorrem em estrita coordenação com as instituições financeiras internacionais e com o seu apoio”.
Além disso, o Gabinete dos Ministros da Ucrânia informa que o período de transição começa em 19 de dezembro, o estado ucraniano “irá garantir uma transição suave, o funcionamento estável da instituição nos modos habituais aos seus clientes”.

Na segunda-feira às 8h30 da manhã decorrerá a conferência de imprensa conjunta do Ministro das Finanças, Olexander Danylyuk e da chefe do Banco Nacional da Ucrânia, Valeria Hontaryeva, em que os governantes fornecerão mais detalhes sobre as decisões tomadas. As declarações separadas sobre o assunto farão o Presidente da Ucrânia Petró Poroshenko e o primeiro-ministro da Ucrânia, Volodymyr Groysman.

Sem comentários: