quarta-feira, dezembro 07, 2016

Ucrânia abre o centro de Forças de Operações Especiais (SSO)

As Forças Armadas da Ucrânia inauguraram o 142º centro de treino militar de Forças de Operações Especiais (SSO), localizado na cidade de Berdychiv na região de Zhytomyr. A abertura do centro contou com a presença do presidente da Ucrânia – Petró Poroshenko.
O Chefe de Estado entregou simbolicamente a bandeira do Centro ao seu comandante e felicitou os militares pelo 25º aniversário das Forças Armadas da Ucrânia: “estou confiante de que a bandeira do centro testemunhará as vossas gloriosas vitórias, se tornará um símbolo de glória, honra e valor de cada um de vocês. E o lema – “Pela Ucrânia, pela sua liberdade” – será a vossa diretriz”, disse ele.
O Presidente frisou que o uso eficiente das Forças Armadas só é possível em condições de sistema de treino moderno e com uso de material bélico poderoso e um treino eficiente alinhado com os padrões das forças de operações especiais da NATO. Petró Poroshenko também agradeceu aos países da NATO a assistência significativa no desenvolvimento das Forças de Operações Especiais. Devido ao envolvimento de instrutores profissionais dos EUA, Polónia, Lituânia, Estónia e Letónia, os 58 instrutores ucranianos do centro completaram o curso de qualificação sob a supervisão dos instrutores da NATO. Vários destes instrutores são combatentes profissionais com a experiência de combate na zona de OAT, 30 deles foram condecorados. Agora eles estão participando ativamente no treino de Forças de Operações Especiais.
Por ocasião do Dia das Forças Armadas da Ucrânia, o Presidente condecorou os militares – participantes da OAT pela coragem pessoal demonstrada na ação da defesa e protecção da soberania do Estado e da integridade territorial da Ucrânia, bem como desempenho exemplar do dever militar, informa a página oficial do Presidente da Ucrânia.
Durante a sua permanência no Centro, Petró Poroshenko inspecionou todos os “cantos da casa”, sem esquecer o refeitório, onde rompendo com a retrógrada tradição soviética, se serviu e comeu junto aos restantes militares. Pois, como o presidente escreveu no seu Facebook: “o soldado ucraniano, que com as armas nas mãos protege a pátria, deve ser alimentado, vestido e armado com as melhores armas. Pois ele protege o melhor país do mundo! Hoje fiquei convencido que o novo 142º centro de treino das Operações Especiais está em perfeita ordem!

A modernização do DShK
As fotos que aparecem nesta reportagem mostram a nova base da metralhadora pesada DShK (12,7 x 108 mm), criada e desenvolvida com ajuda dos voluntários da “base” e testada na frente de combate, no esquema pedido-fabricação-melhoramentos-testes-melhoramentos-modernização. No fim, o preço do produto é 7 vezes menor do que da base proposta pela indústria, nada cómoda para o uso em combates.
Como escreve o voluntário ucraniano Roman Donik, a base “voluntária” permite liquidar (ou pelo menos calar) o adversário, usando, em média, 10 cartuchos, contra cerca de 50, usando as bases antigas. Tendo em conta que um cartucho custa entre 7,6 à 23 dólares.

Sem comentários: