terça-feira, dezembro 13, 2016

Os comandantes mercenários russos foram vistos no Kremlin

Na recepção oficial organizada no Kremlin do dia 9 de dezembro corrente, os jornalistas russos identificaram o chefe e vice-chefe da Empresa Militar Privada (EMP) russa “Vagner” que participou nos combates na Ucrânia e continua à participar nas ações militares em Síria.

A recepção era dedicada ao Dia dos Heróis da Pátria, na página oficial Kremlin.ru informou que ao evento foram convidados mais de 300 pessoas, que «demonstraram a coragem e o heroísmo excepcionais». Segundo a página, entre eles estavam «heróis da União Soviética, heróis da Rússia, os cavaleiros completos do Ordem da Glória e os cavaleiros da Ordem de São Jorge».
A página russa «Fontanka», identificou no evento Dmitri “Vagner” Utkin, facto confirmado por aqueles que o conhecem pessoalmente. No vídeo do evento não se percebe que medalha(s) ostenta Utkin, sabe-se apenas que no momento da sua passagem à reserva, ele não era nem Herói da União Soviética ou Rússia, nem o detentor da ordem de Glória ou São Jorge.

As investigações jornalísticas dos jornais russos “Fontanka” e “Gazeta.ru” apontam que Dmitri Utkin é o chefe da EMP russa “Vagner” que participou com a força mercenária na guerra no leste da Ucrânia e continua à participar na guerra síria. Isso apesar do Código Penal russo proibir o mercenarismo, prevendo as penas que podem ir até 15 anos de cadeia efetiva, escreve a página Meduza.

O perfil dos mercenários
Dmitri Utkin, o “Vagner”, é oficial da reserva do exército russo, até 2013 ele comandava a 700ª unidade especial de spetsnaz da 2ª Brigada especial do GRU russo. Após passar à reserva trabalhou na EMP “Moran Security Group”, participou na operação síria do «Corpo Eslavo» em 2013. Desde 2014 é comandante da sua própria unidade que recebeu o seu nome de código, conhecida como “EMP Vagner”.

Em 2014 – 2015 a sua unidade mercenária participou em combates e outras atividades nas partes ocupadas das províncias de Donetsk e Luhansk (onde acredita-se foi responsável pela liquidação de alguns comandantes terroristas), desde outono de 2015 funciona em Síria, onde participou na tomada de Palmira. Vários membros da unidade foram condecoradas com as medalhas militares russas.
O vice do Utkin é coronel da polícia russa na reserva, Andrey Troshev (54). No exército soviético Troshev era comandante de bateria de canhões autopropulsados, serviu no Afeganistão, é detentor das duas ordens militares “Estrela Vermelha”. Após a desmobilização do exército serviu na unidade de polícia de choque OMON e na unidade de luta contra o crime organizado SOBR de São Petersburgo. Se reformou da polícia em 2014. Existe a informação não confirmada que pela tomada da Palmira em março de 2016 ele recebeu a distinção de “Herói da Rússia”. Na recepção no Kremlin, no seu casaco civil era possível ver a estrela do “Herói da Rússia” e uma outra distinção – a grinalda ardente com duas espadas, cuja origem, para já, é desconhecida, escreve Fontanka.ru.

Sem comentários: