quarta-feira, dezembro 21, 2016

A guerra não declarada do Putin no verão de 2014 – fogo de artilharia contra Ucrânia

A posição de artilharia russa na região de Rostov, imagem de satélite DigitalGlobe / Google Earth
A comunidade OSINT Bellingcat apresentou o seu novo relatório sobre o alvejamento do território da Ucrânia à partir do território russo no verão de 2014, quando no leste da Ucrânia decorriam os combates entre o exército ucraniano e as forças russo-terroristas. Tal como no relatório anterior, que foi publicado em fevereiro de 2015, Bellingcat analisou as crateras dos obuses e as marcas de movimentação dos equipamentos militares russos, baseando-se nas imagens de Google Earth. O relatório informa que Ucrânia foi alvejada milhares de vezes.
Após, no primeiro relatório analisar apenas alguns casos, até dezembro de 2016 os investigadores da Bellingcat, Sean Case e Clement Anders acharam muita mais informação que lhes permite afirmar, com segurança, que Rússia estava alvejar o território da Ucrânia.
Pelos dados da Bellingcat, a artilharia russa disparou contra Ucrânia não menos que em 149 ocasiões — se baseando em posições de fogo deixadas pela artilharia. 17 destas posições se encontram dentro do território da Ucrânia, em todos os casos Bellingcat consegui traçar as marcas de equipamento desde a fronteira com Rússia.
A artilharia russa alvejou no mínimo 408 locais, como informa Bellingcat os estudos das crateras deixadas pelos obuses permitem determinar, com muita precisão, a trejetoria dos mesmos. O mapa permite visualizar os locais em que Ucrânia era alvejada do território russo, ao longo da fronteira, principalmente perto de Luhansk e Donetsk e também perto de Mariupol.
A Rússia habitualmente nega a sua participação na agressão contra Ucrânia.

Baixar o relatório em inglês ou russo.

Sem comentários: