segunda-feira, novembro 14, 2016

Polacos castigam os profanadores da bandeira da Ucrânia

No último dia 11 de novembro, no decorrer da Marcha de Independência em Varsóvia, um pequeno grupelho anti-ucraniano queimou a bandeira da Ucrânia. Em resposta, os nacionalistas autónomos polacos do grupo Autonom.pl acharam os responsáveis e os castigaram, em conformidade com as regras do meio.
As bandeiras capturadas viradas para baixo em sinal de desrespeito
Os profanadores pertencem ao minúsculo grupelho populista radicado em Varsóvia chamado “Polónia Livre Popular” (NWP). Liderado pelo Damian Bieńko, NWP une cerca de 10 ativistas que professam as crenças anti-ucranianas e anti-lituanas, pró-putin e pró-Sérvia, apoiam as organizações terroristas “dnr/lnr” no leste da Ucrânia. NWP também é conhecida pela sua colaboração com o partido nacional-comunista e pró-Putin Zmiana (Mudança), cujo líder está detido, aguardando o julgamento, no processo de espionagem em interesses de uma potência estrangeira.
As bandeiras da NWP espezinhadas
Em resultado do encontro connosco, a NWP perdeu as duas bandeiras suas, e o seu líder, Damian Bieńko, foi sovado e atirado ao chão”, – contam os ativistas, mostrando como evidência as fotos de seus troféus. Os nacionalistas autónomos também espezinharam as bandeiras capturadas, ato considerado a maior ultraje e a maior vergonha entre as comunidades “ultras”.
Damian Bieńko
No fim, os ativistas do grupo Autonom.pl explicaram os motivos da sua ação: “É uma clara resistência contra o funcionamento na cena doméstica dos correntes nacionalistas que se aliam aos comunistas, apoiando o imperialismo russo e espalhando o chauvinismo contra o povo fraterno da Ucrânia”.

Como informou o Encarregado da Embaixada da Ucrânia na Polónia, Vasyl Zvarych, a Embaixada está preparando a nota oficial ao Ministério dos Negócios Estrangeiros da Polónia, denunciando a queima da bandeira nacional ucraniana no decorrer da última Marcha de Independência polaca, escreve a página ucraniana Novynarnia.

Blogueiro: os diversos grupelhos extremistas polacos usam, ultimamente as táticas violentas atacando os ucranianos ou o seu património cultural e histórico, no intuito de provocar a irra dos ucranianos e conseguir o eventual conflito entre as duas nações irmãs. Nada de novo na velha tática de “dividir para reinar”, usada pelo Kremlin.   

Bónus
Apesar de serem poucos, os portugueses que trabalham ou estudam na Polónia não escapam à intolerância que afecta sobretudo os migrantes oriundos de África ou do Médio Oriente. Ler mais AQUI e AQUI

2 comentários:

Anónimo disse...

Vc tem a foto desse verme sendo espezinhado

Bem, ele parece não possuir dentes, não sei se isso eh uma característica comum dos admiradores do novo estalin ou foi resultado da surra que levou.

Jest nas Wielu disse...

Oí, os que deram surra explicaram que não tiveram tempo de fotografar o verme no chão, também provavelmetre para evitar a auto denunciar-se, pois a surra é uma ofensa segundo o CP. No entanto a fuça do verme e as bandeiras conferem, a surra foi realíssima e bem dada.