segunda-feira, novembro 07, 2016

O golpe do estado na Rússia em 1917 em 27 fotos

LIBERDADE! IGUALDADE! e FRATERNIDADE!
99 anos atrás, no dia 7 de novembro de 1917 se deu o acontecimento mais marcante do século XX — o golpe bolchevique no império russo, chamado mais tarde pela propaganda comunista de “Grande Revolução socialista de outubro”. O acontecimento que influenciou toda a história mundial, desequilibrando definitivamente o balanço das forças na Europa, provocando às repressões, guerras, Holodomor e mesmo à Guerra Fria.

Os montantes cósmicos de recursos humanos e financeiros que foram gastos pelo regime soviético na criação do “amanha socialista” e na luta contra o “capitalismo opressor” tiveram o seu início 99 anos atrás na cidade russa de Petrogrado.

02. Em 1917 o império russo estava numa situação de estagnação social e política, participando na I GM, já bastante impopular. Os cidadãos exigiam as mudanças e os bolcheviques promoviam os slogans populistas que agradavam os mais desfavorecidos:
03. A revolução democrática de fevereiro de 1917 acabou com a monarquia, o czar Nikolay II renunciou o poder, assumido pelo Governo Provisório chefiado pelo socialista revolucionário (pertencente à sua moderada fação operária) Aleksandr Kerensky.
As barricadas em Petrogrado no decorrer da revolução de fevereiro de 1917:
03. No decorrer de todo 1917 Rússia viveu o conflito do poder entre o Governo legítimo e o sistema paralelo de “Conselhos dos operários e soldados” (criados ilegalmente em 1905). Por vezes, os conflitos entre as duas forças se transformavam em combates de rua, como nesta foto de julho de 1917:
04. A manif do verão – outono de 1917:
05. Uma das principais exigências dos manifestantes é o fim da I GM, em 4 anos as pessoas se cansaram da guerra que não era nada parecida com o passeio fácil das “armas russas”, prometido pelo poder em 1914.
06. O partido bolchevique não pretendia funcionar numa sociedade democrática onde governaria o partido ou coligação que ganharia as eleições. Em setembro – outubro de 1917 os bolcheviques começaram formar as milícias da “guarda vermelha” que deveriam tomar o poder pela força. Na altura, da frente alemão já desertaram cerca de 1,5 milhões de soldados russos, por vezes os militares fugiam com armas e até com os blindados. Além disso, na cidade de Petrogrado eram aquarteladas diversas unidades militares e da marinha, onde eram fortes os sentimentos de esquerda, fruto da propaganda bolchevique.
07. Golpe militar bolchevique começa no dia 6 de novembro (24 de outubro do calendário antigo), comandado pelo Comité revolucionário militar (VRK), com sede no palácio Smolny. Na explicação dos bolcheviques, o golpe foi a resposta ao ataque dos cadetes afetos ao Governo provisório contra a tipografia do jornal bolchevique “Trud” (Trabalho) — a redação foi defendida pela “guarda vermelha”, que de seguida passou ao ataque.
A patrulha bolchevique nas ruas de Petrogrado:
08. No mesmo dia dentro e junto ao palácio de Inverno se aquartelam as forças leais ao governo legítimo — os cadetes da escola da artilharia e uma companhia do batalhão feminino “da morte”.
09. Uma foto rara — as mulheres do batalhão feminino “da morte” juram lealdade ao Governo provisório antes da sua ida a frente da batalha. A mesma unidade defendeu ativamente o palácio de Inverno. Algumas das mulheres morreram em combate, várias outras foram aprisionadas e estupradas pelos bolcheviques (documentos oficiais apontam 3 casos de estupro).
10. Na noite de 7 de novembro os bolcheviques ocupam o edifício dos correios e estação de caminhos-de-ferro, o couraçado “Aurora” participa passivamente no golpe, o navio efetua um disparo de munição de pólvora seca na direção do palácio de Inverno.
11. Sensivelmente ao mesmo tempo, os bolcheviques ocupam a estação telefónica. Na realidade os voluntários bolcheviques estavam trabalhar lá desde a primavera de 1917, em novembro eles simplesmente aderiram ao golpe de forma aberta.
12. No dia 7 de novembro o chefe da guarnição de Petrogrado – Polkovnikov, avisou Kerensky da situação “crítica” e informou que o governo praticamente não possui forças para se defender dos bolcheviques. Kerensky apelou ao 1º, 4º e 14º regimento dos cossacos com o pedido de defender o palácio de Inverno, mas apenas 200 cossacos do 14º regimento aderiram ao apelo, os restantes o ignoraram.
13. O ataque contra o palácio de Inverno começou na tarde do dia 7 de novembro de 1917, antes disso o palácio foi cercado de quatro frentes:
14. Às 20h00 os defensores receberam um ultimato de rendição total que foi rejeitado e às 21h00 começou tiroteio e o assalto final.
15. O estado-maior dos bolcheviques no palácio de Smolny com a guarda armada na sua entrada:
16. A imagem real do Lenine naqueles dias:
17. A imagem “clássica” do Lenine em 1919-1920:
18. Cerca de 1h00 do dia 8 de novembro o palácio de Inverno foi tomado pelos bolcheviques e os seus defensores desarmados:
19. Tiroteio no boulevard Nevsky:
20. O gabinete real no palácio de Inverno saqueado pelos bolcheviques, o mesmo aconteceu com outros aposentos reais:
21. No dia 8 de novembro o poder no Petrogrado caiu nas mãos do Comité revolucionário militar, no dia seguinte foi formado o novo governo russo — o Conselho dos Comissários Populares, encabeçado pelo Lenine, formado exclusivamente pelos bolcheviques.
22. Quase imediatamente após o golpe começa a luta entre os apoiantes do “velho” e “novo” poder, Rússia entra na guerra civil. Resultado dos combates de rua em Moscovo em novembro de 1917:
23. As primeiras vítimas do golpe bolchevique:
24. Os oficiais do exército russo colocados na limpeza das ruas.
25. Os “guardas vermelhos” em novembro de 1917.
26. Os “órfãos de revolução”, crianças que perderam os pais. Muitos deles entrarão nos orfanatos, após crescerem serão absorvidos pelos órgãos do poder soviético e pelo NKVD.
Seguiu-se o “terror vermelho”, a ocupação dos países vizinhos (Ucrânia, Geórgia), fomentação e financiamento da “revolução mundial”, Holodomor, etc. — a criação de uma ditadura desumana e sanguinária, um dos regimes mais totalitários da história mundial.

Bónus
“Holod 33” (Fome 33) o filme dedicado ao Holodomor (1991)

1 comentário:

Jest nas Wielu disse...

Estimado anónimo, o seu conhecimento sobre mações e iluminati é simplesmente soberbo, será que sabe quem foi o autor dos abusos infringidos ao carioca Raphael M., se foram mações, iluminati, sionistas ou algum familiar dele? Apenas curiosidade...