quarta-feira, novembro 02, 2016

Mochos ucranianos vs morcegos russos

Recentemente, um mocho ucraniano foi alvo da indignação geral da imprensa, dos responsáveis e da blogosfera russa. Parece que o mocho marvado aponta a espada a federação russa, país que é diretamente responsável pela morte e ferimentos dos milhares de ucranianos, civis e militares, incluindo os 162 (632) oficiais pertencentes à comunidade da sua inteligência militar.
Tudo aconteceu no dia 7 de outubro de 2016, quando Petró Poroshenko congratulou os membros da Direção-geral de Inteligência do Ministério da Defesa da Ucrânia (GUR MO) pelo 24º aniversário do seu feriado profissional (president.gov.ua). Na altura, o Presidente Poroshenko ainda apresentou o novo chefe da GUR MO, major-general Vasyl Burba (38), proveniente do Departamento de Contrainteligência do SBU, com a experiencia real de combate às redes de espionagem russa na zona de OAT.  
O chefe do GUR MO, o major-general Vasyl Burba
Atento ao tema, Victor Suvorov, o escritor, historiador e ex-oficial da inteligência militar soviética que desertou para o Reino Unido em 1978, chama o novo emblema da inteligência militar ucraniana de “trolagem do 800º nível” e também recorda alguns pormenores curiosos relacionados ao novo símbolo.
1. O lema da inteligência russa – “Acima apenas as estrelas”, o ucraniano – “A sabedoria domina as estrelas”.
2. O símbolo da inteligência russa é o morcego, o ucraniano é mocho (adivinha quem come à quem).
3. E então, para ter a certeza absoluta, o mocho enfia a espada no mapa da Rússia.

Bónus
Dado que o slogan da GUR MO “Ucrânia acima de tudo” também irritou os russos, vale a pena recordar o emblema do Departamento de Contrainteligência do SBU, atenção às minhocas coroadas nas garras da águia ucraniana.

Sem comentários: