sábado, novembro 05, 2016

Made in Ucrânia: Bitter Harvest / Colheita Amarga (2016)

Bitter Harvest é uma poderosa saga épica sobre grande amor, honra, resistência e sobrevivência, a decorrer na Ucrânia durante a tragédia do Holodomor. As vidas do jovem Yuri e da sua amada Natalka mudam para sempre em 1933 quando as suas famílias e as pessoas próximas se tornam as vítimas da Grande Fome ucraniana e das repressões estalinistas.  

É uma história sobre o amor contra a morte, a vontade irresistível de viver e o espírito de luta que não se extingue. O filme é assinado pelo realizador canadense de origem ucraniana, George Mendeluk, com a participação dos atores americanos, europeus e ucranianos (Max Irons, Samantha Barks, Barry Pepper, Tamer Hassan, Terence Stamp, Ostap Stupka, entre outros).
Como curiosidade podemos mencionar o facto do que o ator canadense Barry Pepper, no mínimo pela segunda vez na sua carreira interpreta uma personagem ucraniana, desde o sargento Michael Strank em “As Bandeiras dos Nossos Pais” (2006).

O filme tem estreia marcada na Ucrânia em 24 de novembro de 2016.

Bónus
O cartoon ucraniano “Os combatentes da floresta” conta a história do Exército Insurgente da Ucrânia (UPA) – os heróis que lutaram contra nazismo e bolchevismo, defendendo Ucrânia unida e soberana. Os “atores” são Tepli Igrashku.

Sem comentários: