sábado, setembro 24, 2016

A vida no bestiário: “lnr” em golpe e se preparando para a guerra civil

Na cidade ucraniana de Khrustalniy (ex-Kraniy Luch) na região de Luhansk fomenta-se o conflito entre o “poder local” e o “poder central”, personificado pelo líder do agrupamento terrorista “lnr”, fuhrer Igor Plotnitsky.

O “chefe do município” local, Yuriy Kondratenko, exortou os seus apoiantes, através da conta no Twitter de “apoiar a liderança da polícia popular na luta contra o estelionatário Plotnitsky” (embora não se conhece ao certo a autoria da postagem, desconfiando-se que o Twitter do separatista Kondratenko poderia ser hackeado).

Para já, os moradores da cidade não fornecem nenhuma informação adicional sobre o que se passa na urbe. Na sua página na rede social OK, os terroristas do bando “Oplot” dizem que são vítimas do Plotnitsky e exortam os apoiantes à se reunir numa base da unidade para resistir à liderança da dita “lnr”: Imaginando-se um reizinho, Igor Venediktovich [Plotnitsky], sob o pretexto de combater os culpados do imaginário golpe do estado na república, pretende remoer todos os indesejáveis! Ele considera como os indesejáveis todos aqueles que durante a guerra com os punidores ucranianos não se sentavam nos escritórios, mas cumpriram o seu dever nas trincheiras defendendo a pátria!
A "2ª milícia" do bando "Prizrak"
Na página do bando “Prizrak” na rede social VK é possível ler a seguinte frase, postada no dia 23 de setembro: “A primeira milícia deixou de servir o povo, não desempenha plenamente as tarefas que lhe foram atribuídas. Portanto, é hora de começar a criar uma SEGUNDA MILÍCIA, que libertará o Donbas de neofascistas e traidores. DÊ-NOS A SEGUNDA MILÍCIA!

O Twitter do bando também informa que o grupo pretende resistir ao Plotnitsky de forma armada.
Apenas alguns dias atrás, Plotnitsky discursou na TV, falando da alegada tentativa do golpe do estado na “república”: “Houve uma outra tentativa de golpe [...] criar um precedente da suposta indignação do povo ucraniano, e debaixo disso tudo deveria entrar o exército ucraniano. Por isso, fomos pró-ativos, sabemos tudo muito bem, conhecemos os inimigos internos e aqueles que têm patrões, talvez, até na Federação Russa”.
O bando “Prizrak” divulga ativamente na rede social VK a informação sobre a possibilidade do retorno ao Luhansk de dois terroristas influentes: Igor “Bes” Bezler e o primeiro líder do bando “lnr”, cidadão russo Valeriy Bolotov. Nas páginas do Bolotov nas redes sociais nos meados de agosto foi divulgada a informação do que este pretende organizar o 2º congresso do seu movimento no decorrer do qual serão aprovados “os novos passos no interesse dos habitantes das repúblicas [“lnr”/”dnr”], registo e participação nas eleições”.

O terrorista Igor “Bes” Bezler comandou as forças russo-terroristas em Horlivka e Donetsk, no outono de 2014, após o conflito aberto com líder da “dnr”, Aleksandr Zakharchenko, ele foi removido da Donbas, passando à morar na Crimeia.

Separatistas caçam o separatista  

Além disso, já após o discurso na TV, a dita “procuradoria” da dita “lnr” anunciou em 21 de setembro a emissão do “mandato” de busca e captura do ex-chefe do “parlamento” da “lnr”, Aleksey Karyakin. O ex-comparsa do Plotnitsky é acusado de “tentativa de atentar contra a vida do membro das forças de lei e ordem e um militar; danos intencionais à propriedade alheia (causando os danos significativos); aquisição, armazenamento, transporte ou porte ilegal de armas de fogo e munições”.

Essas acusações permitem supor que Karyakin, que no passado gozava da influência entre os separatistas da “lnr” poderia fazer a parte dos conspiradores contra o regime do Plotnitsky. No dia 25 de março de 2016, este removeu Koryakin do seu cargo de “presidente do conselho popular” da “lnr” (ler mais É golpi).

A morte dos pais do Plotnitsky
No dia 22 de setembro Plotnitsky confirmou a morte de ambos os seus pais: a faxineira Nina e mecânico Veniamin. “Sim, eu realmente confirmo que na semana passada toda a nossa família acompanhou na última viagem os meus pais – o pai e a mãe” – disse Plotnitsky e acrescentou que não dará mais detalhes sobre o sucedido pois “separa a sua vida pessoal e pública”.

Dos seus país, que até recentemente viviam na Ucrânia Ocidental, na aldeia de Kelmentsi se sabe que ultimamente eles se mudaram para a cidade russa de Voronezh da onde no início de setembro de 2016 foram evacuados para o Moscovo, onde ambos morreram, segundo a versão oficial, “devido ao envenenamento com cogumelos” (lenta.ru).

Na sua localidade a família Plotnitsky tinha a má fama, embora as pessoas contam que o pai, natural da terra, era um bom mecânico: “5-6 anos atrás ele deixou a sua própria mãe em um asilo. E antes disso, abusava muito dela, nem mesmo a alimentava. De modo que as pessoas da aldeia lhe levavam a comida”, – conta um dos moradores locais (BBC).
É de recordar que no dia 6 de agosto de 2016 Plotnitsky sobreviveu uma tentativa de liquidação. A viatura em que seguia o líder da “lnr” foi atingida numa explosão (pensa-se que foi usada a mina MON-50 ou TM-62), alegadamente morreu um dos seus guarda-costas e dois ficaram feridos.  Na altura, a maior parte dos analistas considerou o caso como RP do próprio Plotnitsky, devido ao facto de após a explosão ele recebeu a alta do hospital um ou dois dias depois. No entanto, após uma nova coincidência (Sic!) da morte dos pais, dá para pensar que a luta sem quartel “debaixo dos tapetes” na dita “lnr” entrou na sua fase muito quente. Onde uns bandidos querem conservar, à todo o custo, o seu poder e outros desejam ardentemente usufruir dos seus frutos. Com o papel do Moscovo, nisso tudo, ainda por esclarecer...   

As “repúblicas populares” no Top-10 dos organismos mais perigosos

Os grupos terroristas “lnr” e “dnr” entraram na lista dos Top-10 de actores não-estatais, com o maior nível da vilência ao nível mundial em 2015, segundo o estudo da IHS Jane’s Terrorism and Insurgency Centre.
A «dnr» ocupa o 3º ligar e «lnr» o 7º. O gráfico mostra as atividades dos grupos não estatais que usam a violência e a morte para conseguir os objetivos políticos em 2015 (descarregar o relatório completo, PDF, 2 MB). Além disso, pelos dados do Fórum Económico Mundial (World Economic Forum), a cidade de Donetsk ocupa o 17º ligar entre as cidades com a maior ameaça terrorista em 2015.
O perigo terrorista é medido em mais de 2.100 cidades mundiais, se baseando nos dados das mortes violentas por 100.000 pessoas. A lista é encabeçada pela cidade iraquiana de Ramadi (dn.ua). 

Sem comentários: