terça-feira, setembro 27, 2016

33 tipos de armamentos e equipamentos russos na Ucrânia: a base de dados e infografia

A comunidade internacional InformNapalm, no decorrer da monitorização e da investigação de fontes OSINT (a análise de imagens de satélite, vídeos, fotos pessoais dos mercenários e terroristas russos publicadas nas redes sociais), identificou mais de 30 tipos de armamentos e equipamentos especiais das forças armadas russas, usados na guerra contra Ucrânia. 

Ver o vídeo no YouTube (em inglês com as legendas disponíveis em português, checo, russo e ucraniano):


Maior parte dos equipamentos é relativamente nova, recebida pelas forças armadas russas em 2004-2015. A presença dos armamentos e equipamentos russos nas áreas ocupadas das regiões ucranianas de Luhansk e Donetsk é uma indicação direta de sua origem russa. O relatório presente opera apenas com os dados confirmados; a base de dados não se refere aos armamentos vistos e relatados pelas agências de inteligência da Ucrânia, sem uma verificação fotográfica ou de vídeo. Além disso, na base de dados não está listado o sistema de mísseis “Buk” (que abateu o Boeing do voo MH17), pois, para breve está esperado o relatório oficial do grupo de investigação que irá divulgar o tipo exato do míssil disparado. O que, por sua vez, permitirá especificar a modificação do sistema que foi usado no abate do Boeing da Malásia.

Note-se que a utilização de equipamentos militares russos modernos na região de Donbas não é uma prática massificada e mais parece com os seus testes. A maioria dos complexos identificados pertence aos sistemas de comunicações e de interferências. Este tipo de equipamentos só pode ser gerido por pessoal altamente qualificado – os militares de carreira rissos, o que exclui, à partida, a possibilidade de transferência desta tecnologia às mãos dos combatentes de grupos armados ilegais. Em paralelo com os testes, na região ucraniana de Donbas, de modernos tipos de armamento militar, a liderança política e militar da federação russa está inundando os territórios ocupados com as antigas armas de fabrico soviético, retiradas dos seus armazéns militares.

Ver o vídeo no YouTube (em russo com as legendas disponíveis em inglês, português, checo e ucraniano):

Baseando-se nos resultados das investigações OSINT próprias, do período de 2014 à 2016, a comunidade InformNapalm formou a base especial de dados. Link permanente para a versão portuguesa da base de dados: http://bit.ly/RuWeaponryDonbasPT

Além disso, de acordo com os resultados do relatório foi formado o material infográfico:

Sem comentários: