segunda-feira, julho 04, 2016

Ucrânia recebe os modernos radares móveis americanos

No dia 2 de julho, Ucrânia recebeu dos EUA quatro sistemas modernos de radar móvel antiartilharia e antimísseis AN/TPQ-36 e dez sistemas de radar AN/TPQ-49, todos no âmbito do pacote de ajuda militar às Forças Armadas da Ucrânia (FAU).
Graças à estas estações foram salvas centenas de vidas de militares e civis ucranianos. Eles fortalecerão as nossas posições e servirão de barreira adicional para aqueles que violam os acordos de Minsk. Simbolicamente, recebemos os novos equipamentos na véspera da cimeira da NATO, onde Ucrânia é único país parceiro da aliança que terá uma reunião separada ao mais alto nível. Isto evidencia quer a alta atenção dos países membros da Aliança, quer o apoio dos nossos aliados nas condições difíceis, escreveu no seu Facebook o presidente da Ucrânia Petró Poroshenko.

Agitação entre os terroristas

A informação sobre entrega à Ucrânia pelos EUA dos 14 radares da classe AN/TPQ-49 e AN/TPQ-36, criou uma certa agitação no seio das lideranças terroristas. Desenhados para detectar e determinar as coordenadas de posições dos morteiros e da artilharia do inimigo, de acordo com os terroristas, estes radares são necessários às FAU para o avanço próximo contra Donetsk e Horlivka (embora o acordo para o seu fornecimento foi assinado ainda em 2015, pelo então primeiro-ministro Arseniy Yatsenyuk e uma parte dos radares foi fornecida na altura).

Além disso, as “ações de larga escala” das forças ucranianas também são esperadas pelos terroristas da “lnr”. De acordo com os rumores circulantes entre os terroristas, as FAU decidiram “resolver radicalmente o problema” das atividades dos grupos de sabotagem dos terroristas, ativos nas zonas verdes ao longo rio Siversky Donets. Neste contexto, as forças ucranianas supostamente estão mover à área de Lisichansk os sistemas “Grad” e artilharia autopropulsada para a implementação da tática de “terra queimada” ao longo do rio. Esses rumores provocam o pânico entre a população civil – em alguns casos, os residentes locais que moram nas áreas ribeirinhas começaram abandonar as suas residências com medo dos possíveis confrontos, informa a Resistência Informativa.
Por sua vez, os artilheiros ucranianos avaliam positivamente o sistema de radares, dizendo que os equipamentos novos permitem ter uma cobertura maior, AN/TPQ-36 até 24 km e AN/TPQ-49 até 10 km, o que permitirá às forças ucranianas detetar e aniquilar os sistemas “Grad”, canhões autopropulsados e os blindados e tanques enterrados que disparam contra as forças ucranianas às longas distâncias.

Sem comentários: