quarta-feira, maio 25, 2016

Nadiya Savchenko finalmente voltou à Ucrânia: “Estou em Liberdade!”

No dia 25 de maio, após 709 dias no cativeiro russo, a piloto, voluntária e deputada ucraniana, Nadiya Savchenko, voltou à Ucrânia, em troca por dois membros das forças especiais russos, capturados em combate no leste do país em 2015.
Nadiya ao bordo do avião presidencial ucraniano
Últimos momentos no solo russo
Levada até Kyiv pelo avião presidencial, Nadiya Savchenko falou ao público que a esperava no aeroporto de “Boryspil”, de uma forma muito emocional. A deputada começou por pedir as desculpas: “Quero pedir as desculpas aos pais cujos filhos não voltaram da Operação Antiterrorista (OAT), enquanto eu estou viva. Quero pedir desculpas à todas as mães cujos filhos estão em cativeiro, e eu estou livre. Eu não posso ressuscitar os mortos, mas estou pronta novamente para sacrificar a minha vida no campo de batalha, e eu vou fazer de tudo para garantir que cada pessoa que se encontra em cativeiro, fique livre.
Centenas de jornalistas à espera da Nadia em Kyiv
Quero agradecer à todos os que me desejaram o bem, porque graças à vocês eu sobrevivi. Quero agradecer aqueles que me queriam o mal, porque apesar disto, eu sobrevivi. Quero agradecer aqueles que eram indiferentes, porque não me perturbavam. Obrigado à todos... Se as pessoas não falassem, os políticos ficariam em silêncio para sempre, então obrigado à todos!”, – se dirigiu às pessoas Nadia Savchenko. E depois acrescentou: “É muito rentável quando os heróis estão mortos ... Mas estamos vivos... Os heróis estarão no Parlamento da Ucrânia. Não me deixem se vender, não me deixem se estragar ... eu vou fazer tudo para que vocês não fiquem desapontados comigo!” – prometeu Nadia Savchenko no fim do seu discurso.
Aos jornalistas que a cercavam de todos os lados, ela explicou que em dois anos na sua cela solitária ficou desacostumada às sensações tácteis e pediu para não a tocarem. Quando os jornalistas lhe ofereceram as flores ela as entregou à sua mãe, dizendo: “Melhor oferecem as flores à minha mãe”.
A operação da liberação da Nadia Savchenko foi preparada nos últimos meses e semanas. Não houve o vazamento de informações sobre o caso, para que o processo não se abortar, explicou aos jornalistas a vice-chefe do parlamento ucraniano, Irina Herashenko, informa o serviço ucraniano da Deutsche Welle.
https://www.youtube.com/watch?time_continue=2&v=If_jjQ0-tic

...e a recepção russa
Como informa o jornalista russo Pavel Kanygin, apenas três canais televisivos russos, todos alinhados com o Kremlin, foram permitidos de colher as imagens da chegada dos dois militares russos, libertados pela Ucrânia em troca à Nadia Savchenko. Ao terminal especial do aeroporto Vnukovo foram admitidos: “apenas Russia Today, 1º Canal e NTV. E mesmo assim – não foi permitido fazer as perguntas, apenas capturar as imagens sem qualquer invtervenções. Dos familiares (e em geral) ao encontro vieram apenas as esposas”.

O blogueiro ucraniano Dennis Kazansky aponta a discrepância importante no discurso russo. Se Yerofeev e Aleksandrov realmente são “milicianos” da dita “lnr”, por que razão eles voaram para Moscovo? Dado que federação russa não está em guerra e os dois alegadamente não são membros do GRU, mas apenas e só “mineiros voluntários”. Porque razão são recebidos apenas pelas esposas e não pela liderança da dita “lnr”?

Quer os terroristas russos, quer Nadia Savchenko receberam o perdão presidencial dos presidentes da Ucrânia, Petró Poroshenko e do seu homólogo russo. O que significa que estão livres de qualquer perseguição judicial no âmbito dos respetivos casos no futuro, informa a TV ucraniana UA today.

Sem comentários: