domingo, maio 01, 2016

Cristo Ressuscitou: a Páscoa ucraniana na linha da frente

No caminho às aldeias Pervomaiske e Pisky, nos arredores de Donetsk, em frente da aldeia Vodiane, ficou na estrada o corpo mutilado do blindado com a inscrição “Pela Ucrânia” na sua armadura. Aparentemente, explodiu a sua munição durante o combate com os terroristas – debaixo do blindado ficou uma cratera no asfalto. A tripulação não sobrevivia a explosão...
Cristo Ressuscitou!
Normalmente, todos andam nesta estrada à velocidade máxima. Muitos grupos de sabotagem vindos do “mundo russo”, ultimamente andam na retaguarda ucraniana, também todos sabem muito bem que a velocidade é a principal coisa que ajudará à sobreviver, caso se iniciar o ataque de morteiros.
Mas nós paramos. Para a nossa surpresa, o tanque estava coberto de flores. Velhas e secas, relativamente novas, com fitas azuis e amarelas. E ainda, no corpo do blindado foram colocadores os cigarros caros. Também, uns já velhos, outros mal lá passaram a noite. O tabaco na zona da Operação Antiterrorista (OAT) não tem preço, mas ninguém se atreve de lá os tirar. Embora existem quem poderia faze-lo.
Cristo Ressuscitou!
Nos pátios abandonados das aldeias vizinhas vagueiam os saqueadores locais. Eles estão roubando sistematicamente as casas dos vizinhos, arrancando das paredes até mesmo os fios e cabos elétricos. Em seguida, queimam o plástico dos fios com ajuda das fogueiras diretamente nos quintais roubados. Mas ninguém se aproxima ao tanque. Nem pelos cigarros, nem pela vodca que esta colocada nos copos plásticos descartáveis, nem, sobretudo, pelas flores. Tudo fica tal como uma vez foi colocado na blindagem enferrujada.
Nós não tínhamos flores, mas deixamos lá a paska (o bolo ucraniano de Páscoa), um daqueles que levávamos nas vésperas da Páscoa como presente aos rapazes que servem atualmente nas Forças Armadas da Ucrânia (FAU). Absolutamente fresca, num guardanapo limpo, paska ficou no metal aquecido pelo sol, mesmo três horas depois, quando estávamos de volta.
Cristo Ressuscitou! Ressuscitará Ucrânia!
Infelizmente, não sabemos os nomes daqueles que morreram naquele blindado. Não sabemos da onde eles eram. Sabemos apenas que esses rapazes escreveram na sua blindagem “Pela Ucrânia” e isso é suficiente para um verdadeiro monumento (por Oleksandr Kurbatov).
Blogueiro: existem diversas versões daquele combate, o blindado pode pertencer à 93 Brigada aerotransportada ou à 17ª Brigada especial de blindados. Em combate, que decorreu em 14.09.2014, morreram entre 5 à 9 ucranianos, os terroristas perderam 6 mortos e 4 feridos. A sorte da tripulação do blindado não está clara, as informações contraditórias apontam ora a sua morte, ora o salvamento. De qualquer maneira, em combate morreram diversos jovens ucranianos. O grupo de sabotagem terrorista que os atacou estava à espera por uma coluna inteira dos blindados ucranianos, os militares que morreram e que ficaram feridos salvaram diversas vidas à custa das suas próprias...

Glória à Ucrânia!
Glória aos Heróis!

RIP Rezo Tsiklauri
Mais um georgiano morreu pela Ucrânia. Na batalha de Avdiivka perdeu a vida Rezo Tsiklauri. Na véspera da Páscoa, ele entrou na fileira dos heróis georgianos que sacrificaram as suas vidas, primeiro na Maydan e depois na região de Donbas, protegendo quer Ucrânia, quer a Geórgia. Rezo recentemente estendeu o seu contrato com as FAU. Ele deixa a esposa e duas filhas pequenas (por Mikheil Saakashvili).
Memória eterna aos heróis da Ucrânia e da Geórgia!
A vitória será nossa!

Sem comentários: