quarta-feira, maio 11, 2016

Cinema ucraniano: “Alive” do Taras Khymych

O diretor ucraniano Taras Khymych está na fase da pós-produção no seu novo filme Alive (Viva) sobre o destino incrível de uma mulher incrível. O roteiro é baseado nos factos reais que ocorreram na vida da Anna Popovych durante os acontecimentos mais importantes e mais dramáticos na história da Ucrânia do século XX.  

Taras Khymych é um realizador conhecido sobremaneira pelos seus trabalhos no cinema documentário e dos vídeos musicais. Agora, pela primeira vez ele está a trabalhar com a longa-metragem. No seu último filme Taras Khymych não é apenas o diretor, mas é realizador, co-autor do guião e da montagem. A película conta a estória de uma jovem mulher ucraniana dos Cárpatos que possui os poderes sobrenaturais – vê os sonhos proféticos e o futuro. Ela é apanhada no turbilhão da II G.M., na luta da resistência ucraniana contra o poder soviético, numa altura em que a guerrilha OUN-UPA desesperadamente tentava à resistir. Membro da resistência, traída, ela sobreviveu a repressão, perdeu a família, mas não foi quebrada. Esta é a verdadeira história de Anna Popovych de Nadvirna, no coração dos Cárpatos ucranianos.
– Eu estava tão tocado pelo lado humano da história, não militar, não político, não de confrontação, mas de uma história feminina simples que se desenvolve de forma muito inesperada e que é absolutamente incrível. Escutei a estória durante cerca de dois anos e senti que tudo isso deveria ser filmado, porque simplesmente é impossível de acontecer aquilo que realmente aconteceu, – explica Khymych.

O realizador e os atores principais conseguiram conviver com a protagonista real, Anna Popovych que ajudou a atriz Olha Komanovska de criar a sua personagem:
– Parecia tão frágil e tão pequena que era, mas possuía tanta força que dava muito à aprender. Pois, depois de ter vivido toda aquela vida não deixou de acreditam na beleza, na vida ou nas pessoas, – contou a atriz.

A maioria das cenas é filmada nos Altas Cárpatos, ou seja, naqueles mesmos locais onde decorriam, na verdade, os eventos reais. Aos papéis principais foram convidados os atores do Teatro de Drama de Ivano-Frankivsk, pois são mais próximos, em muitos aspetos às personagens do drama.
Baixar legalmente e gratuitamente a trilha sonora do filme
Algumas cenas adicionais se filmaram no edifício museu memorial “Cadeia na Lonckoho”, a cadeia na cidade de Lviv que serviu às forças polacas, nazis e soviéticas como o local de aprisionamento e tortura dos nacionalistas e patriotas da Ucrânia. Um dos consultores do filme é Ruslan Zabiliy, historiador profissional e ex-diretor do museu memorial. A atriz Olesya Halkanova que faz papel da secretária na cena de interrogação conduzido pelo NKVD, conta que por esta cadeia passou o seu tio-avô, Volodymyr Soltys.
O realizador Taras Khymych (sentado) com os atores durante as filmagens na cadeia de Lohckoho
O realizador conta que de momento o filme está pronto em 90% e que este poderá se estrear nos cinemas da Ucrânia no Outono de 2016. “Alive” também será demonstrado no Festival de Cinema de Cannes, no âmbito do funcionamento do Pavilhão ucraniano. Para já, os cinéfilos podem ver o vídeo musical que fará a parte da trilha sonora do filme (composição Zakohani / Enamorados), da autoria do Sashko Polozhynskiy (grupo Tartak):
https://www.youtube.com/watch?v=cVGSjxoolCA

Sem comentários: