quarta-feira, maio 04, 2016

Bellingcat: o dígito perdido do Buk 3×2

Em novembro de 2014, Bellingcat, publicou um relatório que identificou o lançador de mísseis do Buk que derrubou o voo MH17 das Malaysian Airlines como “Buk 3×2”, proveniente da 53ª Brigada de mísseis antiaéreos de Kursk (Rússia). O Buk foi chamado de 3×2 devido ao dígito do meio obscuro, que não era identificável no momento da publicação do relatório.
Em um novo relatório, foi identificado positivamente o dígito no meio deste Buk, combinando sete características do Buk 3×2, incluindo a cavidade única no painel lateral, as marcas brancas no chassi e a maneira de arranjos de cabo de ligação à plataforma do míssil.
O dígito do meio é o três, identificando assim o número do Buk que derrubou MH17 como “332” antes do dígito do meio foi obscurecido. Nesta nova investigação, os membros da equipa de investigação Bellingcat recolheram e analisaram dezenas de fotografias dos lançadores de Buk que foram publicadas on-line por membros da 53ª Brigada de mísseis antiaéreos desde 2010.
O relatório completo oferece os detalhes sobre o processo para determinar que estas três lançadoras eram os únicos candidatos possíveis para identificação. Depois de comparar as sete características únicas, Buk 332 foi a única lançadora que tinha pelo menos uma destas características em comum com Buk 3×2 à partir de materiais gravados na Rússia em Junho de 2014 e no leste da Ucrânia em 17 e 18 de Julho de 2014. As sete características examinadas foram: o perfil do guarda-lama lateral, tipo de roda (combinação de rodas e discos), cavidade no painel lateral esquerdo, arranjo das conexões de cabos à plataforma do míssil, a marca branca em ambas as guarda-lamas laterais, fonte e espaçamento exato entre os dígitos, a forma e tamanho das marcas de óleo / fuligem do tubo de escape.

O relatório completo, disponível para download AQUI fornece uma análise detalhada de cada uma destas sete características. Este resumo irá comparar algumas das características mais conclusivas.

Uma fotografia de alta qualidade de Buk 3×2 feita em Alexeevka (Rússia), mostra uma cavidade em forma de S invertida no painel à esquerda.
As fotografias claras deste mesmo painel esquerdino eram disponíveis para os Buks 312, 322 e 332. A comparação dos três painéis abaixo mostra que Buk 332 tem a cavidade idêntica ao do painel:
Outro identificador para identificar o Buk correto é estudar as conexões de cabo à plataforma do míssil na torre giratória. Há quatro cabos em ambos os lados, esquerdo e direito, que conduzem à plataforma do míssil, proporcionando-nos oito cabos para comparar.
Depois de estudar vários Buks, tornou-se claro que existem diferentes arranjos e comprimentos dos cabos. Nas duas figuras seguintes, as conexões dos cabos de Buk 3×2 são comparadas com as de Buks 312, 322 e 332.
Aqui, no lado direito, apenas o Buk 332 mostra uma semelhança com a disposição dos cabos de Buk 3×2. O cabo azul (4) está ligado à ficha no topo da plataforma. Buk 312 e 322 mostram o arranjo diferente, e o cabo 4 está ligado à ficha inferior. Além disso, os Buk 312, 322 e 332 apresentam uma forma distinta do arranjo, e apenas a forma de Buk 332 assemelha-se à do arranjo de Buk 3x2.
A comparação do lado esquerdo permite apenas a comparação parcial. Não é possível ver as fichas na plataforma móvel. No entanto, Buk 332 mostra a mesma forma distinta do arranjo dos cabos no meio que é igualmente visível em Buk 3×2. Nada comparável é visível em Buks 312 ou 322.

Tomadas individualmente, nenhuma das sete características de identificação permite a identificação definitiva. No entanto, somando as, torna-se claro que Buk 332 é o único com as características que coincidem com o Buk 3×2.
Além disso, a comparação das características de Buk 3×2 na Rússia e Buk 332 nos materiais disponíveis de Buk 3×2 na Ucrânia (chamado de Buk dos “separatistas” abaixo), revela que estes três Buks são realmente o mesmo equipamento.
Muitas destas características, tais como discos de rodas e a marca H-2200, não, de tudo, ou muito raramente aparecem em Buks ucranianos. Em particular, as lançadoras dos Buk do 156º Regimento antiaéreo da Ucrânia, que foi baseado perto de Luhansk, Donetsk e Mariupol em 2014, não compartilham quaisquer semelhanças visíveis entre as características em comparação com Buk 3×2, seja na Rússia ou Ucrânia. Podemos dizer com confiança que em 17 de Julho de 2014, a lançadora de Buk russo, com número 332 da 53ª Brigada de mísseis antiaéreos com sede na cidade em Kursk foi filmada e fotografada no leste da Ucrânia. Este Buk específico, previamente identificado como Buk 3×2, foi filmado, movendo-se ao centro da área de lançamento, identificada pela Comissão de Segurança da Holanda, para o míssil que derrubou voo MH17.

Agradecimentos:

O crédito deve ser dado às várias comunidades on-line de língua russa pela ajuda na localização de alguns desses materiais e fornecimento das pistas úteis de investigação. Em particular, Bellingcat gostaria de reconhecer os esforços das comunidades de http://flight-mh17.livejournal.com e forum.smolensk.ws pelos seus esforços e olhos aguçados, especialmente em relação às descobertas do dente no painel esquerdo do Buk 332 e detalhes relativas às rodas de lançadora do Buk.

Ler também em alemão, inglês ou russo:

1 comentário:

Anónimo disse...

Vc saberia nos dizer se o terrorista Alexander Zakharchenko teria alguma deficiência física

Ele eh estranho, esquisito....