quarta-feira, maio 18, 2016

A BD steampunk ucraniana “The Will”

O estúdio ucraniano UGAR Production apresenta o seu novo projeto, a novela gráfica steampunk “The WILL” (Volia), sendo este desenvolvido pela jovem e dinâmica editora Asgardian Comics.
The Will é uma fantasia épica ao estilo steampunk, baseada na história alternativa: o que aconteceria se a República Popular da Ucrânia (UNR) conseguisse defender a sua Independência em 1918, mudando a história mundial.  
No festival Comic-Con de Kyiv de 2016, o estúdio apresentou a capa e alguns elementos do seu novíssimo projeto que dependendo da recepção do público poderá se transformar no vídeo promocional ou musical, numa curta-metragem, prequela, uma série da BD e até num jogo. 
O autor da ideia, Vyacheslav Buhaiov explica a sua visão de seguinte maneira:
A ideia de criar um épico ucraniano de aventura, ambientado nos anos de vigência do Estado ucraniano de 1917-1920 me surgiu alguns anos atrás, primeiro pensei numa curta-metragem, mas compreendendo a complexidade e os custos do projeto, decidi que mais eficaz e útil para a sociedade será criar uma novela gráfica que no caso de sucesso, mais tarde ou mais cedo, verá a sua adaptação cinematográfica, já com um orçamento adequado. Eu sempre me ressentia pelo facto de que este período da história ucraniana recebe tão pouca atenção por parte do mercado de mídia.
Quando eu e os meus colegas vimos nos arquivos as fotos dos bombardeiros pesados da República ucraniana “Zeppelin-Staaken”, os navios da armada do Mar Negro, os comboios blindados, os aviões “Anatra DS” produzidos na Ucrânia, as tropas blindadas, os carros de luxo do hetman Pavlo Skoropadskyi, os banquetes pomposos da delegação ucraniana em Berlim e Kyiv, a força aérea ucraniana de 400 aeronaves, os territórios ucranianos quase desconhecidos na Ásia, etc., – percebemos que é extremamente importante transmitir ao público toda essa informação, numa forma brilhante, musculada e sexy.
A visualização da ideia e o tom emocional é do desenhador Oleksiy Bondarenko (que além disso é autor dos textos e das imagens), o desenvolvimento do cenário é do Aleksandr Filipovich, o desenvolvimento da estória e co-produção do cenário é do Denis Fadiejev (Asgardian Comics).
De momento, decorre o estágio de escrita do cenário. A publicação da BD é agendada ao início de 2017, em formato de 32 páginas coloridas (The Will). 

Sem comentários: