sexta-feira, março 04, 2016

A arte da guerra da Inga Avro

Em memória dos ciborgues que 242 dias defenderam o aeroporto de Donetsk
A pintora ucraniana, conhecida pelo seu nome artístico de Inga Avro, dedica a maioria dos seus quadros aos pára-quedistas ucranianos e aos moradores de Donetsk, que sofrem da ocupação terrorista. Como diz ela própria: “não gostaria que pensem que aqui todos são separatistas, aqui há muita gente que ama Ucrânia”.
"Ucrânia, feliz dia de Independência!"
Dedicado aos ciborgues. "Donetsk é Ucrânia!"
"O dia das Forças Armadas da Ucrânia"

Tendo em conta que Inga continua à viver em Donetsk, no território ocupado pelos terroristas e tendo em conta o tratamento que estes deram à um outro pintor ucraniano, Serhiy Zakharov (ler A liberdade de consciência terrorista), pouca coisa pode ser dita sobre a jovem, sem o receio mais que justificável de colocar em risco a sua segurança pessoal.
"Donetsk sob ocupação"
"Um Donetsk: dois mundos"
Inga Avro nasceu e vive em Donetsk, é estudante, pintura é o seu hobbie, ela não cursou as belas artes e considera à si própria como amadora. Apesar de tudo, apesar de perigo real de ser descoberta e perseguida pelos terroristas, a artista ucraniana não deixa a esperança de um dia ver a sua cidade libertada pelas forças ucranianas. Como diz ela própria: “Donetsk seguramente testemunhará a chegada do verão ucraniano”.
"Através dos séculos"
"O verão ucraniano"
"Em memória dos moradores locais mortos"
"A chegada do raio solar de esperança"

Sem comentários: