sábado, fevereiro 06, 2016

ZAZ “Tavria”, roubada à Ucrânia

1978, cidade de Yalta, o líder soviético Leonid Brejnev (no meio, de camisa branca), um grande apaixonado pelos carros, olha para a novidade fabricada na cidade ucraniana de Zaporizhia — ZAZ–1102 «Tavria».

Brejnev gostou da viatura e esta deveria ser fabricada em série à partir de 1981. ZAZ “Tavria” seria a pioneira na nova classe automóvel soviética: hatchback de três portas com a tração dianteira.

Mas o caso foi tomado pelos burocratas, a fábrica ucraniana recebeu uma nova tarefa técnica, o engenheiro chefe foi enviado à cidade de Togliatti, onde ele “criou” VAZ-2108 (Lada Samara). O segredo da decisão é simples: no Ministérios dos transportes da URSS trabalhavam diversos ex-funcionários de “AutoVaz” (Lada). A «Tavria» começou ser fabricada na Ucrânia em série apenas em 1988.
Embora parcialmente copiada da “Austin Metro City” e/ou da “Ford Fiesta”, ZAZ–1102 «Tavria» possuía a tração dianteira e uma excelente aerodinâmica, caixa de 5 velocidades; pesava 800 kg e tinha um tanque de combustível de 50 l. Ganhava bem a velocidade e chegava à velocidade de cruzeiro de 90 km/h. Os bancos desdobravam-se de maneira quase ideal para formar a cama. As suas maiores desvantagens: eversão ruim e rodas originais (fonte).

Ucrânia na Eurovisão 2016
A cantora ucraniana Jamala, irá representar Ucrânia no festival Eurovisão 2016 com a composição “1944”, dedicada ao genocídio soviético de deportação dos Tártaros da Crimeia, crime da limpeza étnica que teve o lugar em maio de 1944.
 https://www.youtube.com/watch?v=q92kl9mRVPs&sns=fb

Sem comentários: