terça-feira, fevereiro 16, 2016

O bom russo é um bom ucraniano

Anatoliy D. Vodolazskiy nasceu na região russa de Voronezh em 1951, mas desde 1975 vive na Ucrânia, em Druzhkivka, onde trabalhou como soldador. Anatoliy foi um dos poucos ucranianos que publicamente apoiou Ucrânia, quando a cidade foi ocupada pelos terroristas da “dnr”.

No auge do terror terrorista, no dia 22 de maio de 2014, Anatoliy Vodolazskiy, foi a praça central da sua cidade, com a bandeira ucraniana nas mãos. Nas vésperas, ele avisou sobre a sua ação de protesto a polícia e o jornal local. 15 minutos depois, Anatoly foi atacado pelos terroristas armados que lhe colocaram o saco na cabeça, o agrediram e meteram numa viatura. Os terroristas o lavavam ao Kramatorsk, mas à saída da cidade o terrorista condutor propôs assassina-lo, deixando o corpo algures na estrada. O que não foi feito, talvez pelo receio dos terroristas que o momento do ataque fosse capturado pelas câmaras de vídeo vigilância no centro de Druzhkivka.

Anatoliy voltou para casa alguns dias depois — cansado, magro, sem alguns dentes. Muito raramente o contato com o “mundo russo” é prazeroso...

No outono de 2014, após a libertação de Druzhkivka dos terroristas, no telemóvel de um dos separatistas presos foi achado o vídeo da ação do protesto, protagonizada pelo Anatoliy. O terrorista foi julgado, o caso se tornou público.

Agora Anatoliy D. Vodolazskiy vive no território da Ucrânia livre, ele é respeitado pela sua ação e pelas privações que passou pela Ucrânia. O próprio Anatoliy, após o sucedido, começou amar Ucrânia ainda mais intensamente. «Cada um deve fazer a escolha no momento mais difícil para Ucrânia, eu fiz a minha», – diz ele (foto do herói @Roman Nikolayev).

Bónus
No dia 14 de março começam em Curitiba (Brasil) os cursos de língua ucraniana, níveis I, III e VII, ministrados pela Profª Drª Olga Nadia Kalko, ainda há lugares disponíveis! 

1 comentário:

Unknown disse...

Que belíssimo testemunho!