sexta-feira, outubro 16, 2015

Turquia abate um UAV russo

No dia 16 de outubro a Força Aérea turca abateu no seu espaço aéreo um Veículo Aéreo Não Tripulado (VANT) identificado apenas com o número 2203. O jornal oficial russo «Gazeta.Ru» informou os seus leitores que o VANT em questão “é fabricado na Rússia e é um projeto caro e secreto”.
Como informou o jornal turco “Hurriet”: “Hoje, no nosso espaço aéreo foi descoberto um UAV (veículo aéreo não tripulado), desconhecido, perto da fronteira com a Síria. Quando [...] apesar de receber três avisos, ele continuou o seu movimento, o nosso avião interceptor, que realizou a patrulha, abriu fogo e derrubou o VANT. Isso aconteceu rigorosamente dentro das normas do uso de armamento”, – comentou o sucedido o Estado-Maior da Força Aérea turca.
O representante oficial do ministério da defesa da federação russa afirmou na entrevista à agência RIA Novosti que: “os drones russos que monitoram a situação no território da Síria e efetuam o reconhecimento aéreo, funcionam em regime planificado”.
Depois de primeiras fotos do VANT abatido aparecerem na Internet, na imprensa e nas redes sociais surgiram as diversas vozes que apontavam as semelhanças evidentes entre o drone abatido na Turquia e o drone russo, abatido no leste da Ucrânia em 28 de maio de 2014.
O Centro Especial Tecnológico russo, que produz UAV Orlan-10, afirmou que o aparelho abatido na Turquia não é a sua criação. “O tamanho, desenho e capacidade são absolutamente diferentes”, – disse o representante do Centro, Aleksey Kritsman.
No entanto, «Gazeta.Ru» cita a sua fonte anónima na indústria da defesa russa que reconheceu na foto o modelo do UAV: “Este drone é de fabricação russa. É um projeto secreto, informação sobre o qual não será achada na imprensa”. A fonte também disse que o drone abatido realmente é muito parecido como “Orlan”, mas possui algumas diferenças e é usado pelas estruturas russas não mencionadas, fora do Ministério da Defesa. O Serviço de Inteligência Externa (SVR) se recusou fornecer à «Gazeta.Ru» quaisquer comentários sobre o caso (fonte).

Sem comentários: