segunda-feira, outubro 05, 2015

Os craques das guerras híbridas

As forças especiais russas durante a ocupação da Crimeia em 2014
O termo “guerra híbrida” entrou definitivamente no léxico político e militar atual após a ocupação e anexação da Crimeia ucraniana pelas forças da federação russa em março de 2014. Como as testas de ferro, eram usados os homens fortemente armados sem nenhuns sinais de identificação. Mas afinal, as tácticas semelhantes não começaram na agressão contra Ucrânia, e nem acabaram nela...

Síria 2015
Na atual guerra aérea russa contra a oposição síria, a aviação russa deliberadamente oculta as identidades dos seus aviões, apagando as estrelas vermelhas das caudas dos aparelhos.  
https://youtu.be/WxbpGOaki2U
Embora uma investigação da edição ucraniana InformNapalm revela as identidades dos pilotos que estão à bombardear as cidade e vilas sírias.

Angola 1988

A foto foi tirada na localidade de Longa na província angolana de Cuando-Cubango em 1988. Na imagem estão os 3 militares das Forças Armadas Populares de Libertação de Angola (FAPLA) e o tenente-coronel soviético, Vadum Sagachko, o assessor do comandante da 10ª Brigada de Infantaria da FAPLA da Zona Militar Cuando-Cubango (6ª Circunscrição Militar).
A legenda da foto explica que “todas as armas capturadas ao inimigo eram limpas, levados ao “estado de combate” e, em seguida, usadas para treinar oficiais da brigada e o pessoal dos grupos de reconhecimento. Os grupos de reconhecimento saiam às missões com as armas da UNITA e em uniformes da UNITA”. Copyright © A União de Veteranos de Angola 2005.

Vietname 1966
A foto da Wikipédia mostra os “Militares e comandantes do exército da defesa antiaérea da URSS à escutar a missão de combate”. Vietname, cidade de Hanói, fevereiro de 1966.

Ucrânia Ocidental 1944 – 1952

Para combater a resistência ucraniana de OUN-UPA, NKVD criou na Ucrânia Ocidental os grupos especiais de extermínio, também conhecidos como “grupos de inteligência de combate”, companhias falsas do UPA, “NKVD travestidos”, etc.
A essência dos grupos era: passando-se pelos grupos genuínos de resistência ucraniana combater a guerrilha de OUN-UPA e a sua rede clandestina nas zonas urbanas; assassinar as lideranças de OUN-UPA; cometer diversos crimes, passando-se pelas forças ucranianas para comprometer o apoio da guerrilha ucraniana pelas populações locais (fonte). As tácticas semelhantes eram usadas pela URSS e pela NKVD na Ásia Central na década de 1920 e nos Países Bálticos em 1944 – 1950. 

3 comentários:

Anónimo disse...

Penso que o site seja este:


https://psb4ukr.org/

Jest nas Wielu disse...

O Brasil é único país de expressão portuguesa que forneceu os terroristas ao leste da Ucrânia. Para isso contribuiu a) anti-americanismo geral; b) influência do Dugin; c) exemplo do Rafael L., que serve como ponto de angariação de carne de canhão para a guerra...

Anónimo disse...

Esse Rafael eh um imbecil vaidoso q nem sabe se eh homem ou não...
Espero q cumpra pelo menos a função.de virar ADUBO ao solo ucraniano...
Babaca por completo