quarta-feira, outubro 07, 2015

O projeto: “Vá à guerra, faça arte!”

O sargento dos fuzileiros navais do exército dos EUA, Kristopher Battles, pertence à raça incrível de pessoas criativas que são igualmente bons, quer no manejo das armas, quer com pincéis e lápis.
Ainda antes do ano abençoado em que Battles se juntou ao corpo dos fuzileiros navais, alguém do comando americano decidiram colocar a energia criativa dos subordinados numa direção construtiva. O ganho era óbvio – ao contrário de artistas civis, que viajavam com as diversas unidades do exército, inseridos no âmbito do Programa de Arte do Exército dos Estados Unidos (United States Army Art Program), os artistas militares não necessitavam de proteção e dos babás. E numa necessidade até poderiam combater o inimigo, nem que lhe espetando um pincel no canto do olho (especialmente se o inimigo duvidar de sua criatividade). Assim, nas profundezas do Corpo de Fuzileiros Navais nasceu o Programa do Arte de Combate do Corpo dos Fuzileiros Navais (Marine Corps Combat Art Program). Com o lema tão simples como a bota militar: “Vá à guerra, faça arte!” (Go to war, do art!) Com uma missão igualmente simples: pintar, em qualquer superfície, a vida cotidiana dos fuzileiros navais.
O sargento Battles, além de ser um fuzileiro naval, serviu também como um artista militar. Como parte integrante deste mesmo programa dos fuzileiros navais pintores (por Beata Kurkul).
Ver o blogue do artista: http://kjbattles.blogspot.com

Sem comentários: