sexta-feira, outubro 02, 2015

O julgamento da Nadiya Savchenko em BD

Neste momento decorre na Rússia o julgamento da piloto, voluntária e deputada ucraniana Nadiya Savchenko, capturada pelos terroristas no verão de 2014 na região de Luhansk, raptada e mantida na prisão pelas autoridades russas desde então.

A página russa Openrussia.org produziu a banda desenhada, dedicada ao processo para ilustrar o decorrer do mesmo. Embora o advogado principal da Nadiya, Mark Feygin, já alertou que nem todas as informações publicadas pela página possuem o necessário rigor jurídico e factual.
Recentemente, o Ministério da Justiça da federação russa manifestou a disponibilidade para considerar o pedido da extradição da Nadiaya Savchenko à Ucrânia. As fontes próximas dos círculos jurídicos russos dizem que a extradição só será possível após o veredicto final e após pelo menos 6 meses de cumprimento da pena; além disso Ucrânia teria de assegurar que após a extradição Nadiya Savchenko cumpriria a pena; além de necessitar de acordo da própria Nadiya (que dificilmente irá colaborar com os seus raptores e ocupantes do seu país).

No entanto, na Ucrânia está prestes à começar o processo contra os militares do GRU russos, capturados em combate no leste na Ucrânia. O que abre a possibilidade de troca desigual, mas desejada entre Ucrânia e a federação russa. 

Sem comentários: