sexta-feira, outubro 23, 2015

Lenine se transforma em Darth Vader

O monumento do líder comunista russo, Vladimir Lenine, situado na cidade ucraniana de Odessa que deveria ser desmontado ao abrigo da nova lei de descomunização, foi transformado em monumento ao supervilão Darth Vader, conhecido por ser seduzido pelo Lado Sombrio da Força.

O artista local, Oleksandr Milov, propôs uma alternativa criativa à desmontagem do monumento. Milov restaurou o monumento já bastante degradado e feito de gesso, usando uma formula secreta. Os elementos do Darth Vader, fabricados em titânio, foram colados ao monumento do “líder do proletariado mundial”, com auxílio de uma cola especial, usada pela NASA nos trabalhos de reparações no espaço.
“Tudo flui, tudo muda, no lugar das personagens antigas vêm as novas e assim que o mundo gira”, – comentou a transformação do monumento o chefe do armazém dos produtos acabados da “Pressmash”, Semen Horbunov.

O primeiro monumento ao Senhor Sith, o Comandante Supremo do Exército Imperial Darth Vader, erguido na Terra, além de estilo, possui, na sua cabeça, o mecanismo de fornecimento da Internet Wi-Fi, informa a página ucraniana Dumskaya.net

O monumento que terá a honra de abertura oficial no dia 23 de outubro; às 11h00, se situa na cidade de Odessa, no território da fábrica “Pressmash” (rua Stolbova № 28).
Em 2012, uma ideia semelhante foi realizada na capital romena, Buchareste, pelo escultor Costin Ionita, que transformou o Lenine local em “Hidra” (o termo “hidra de contra-revolução” foi amplamente usado pelos bolcheviques, desde 1919, para descrever os seus adversários políticos reais ou imaginários), nas imediações do edifício gigantesco da “Casa da Imprensa Livre”, onde durante os anos da ditadura comunista se situava o jornal oficial do PC romeno, Scînteia (“A Centelha”). 
Lenine e a dama com a gadanha, algures na Ucrânia, 2014/15
Lenine na cidade russa de Tambov, 2015 (imagem é absolutamente real, com algum retoque das cores)

Sem comentários: