sexta-feira, agosto 28, 2015

Solidariedade para com o cineasta Oleg Sentsov

A Academia Portuguesa de Cinema vem por este meio manifestar a sua solidariedade para com o cineasta ucraniano Oleg Sentsov, detido em Maio de 2014 na sua casa de Simferopol e levado para Moscovo, onde aguardou julgamento durante um ano. O veredicto será conhecido amanhã e a acusação pede 23 anos de prisão para Sentsov. O cineasta de 39 anos é acusado pelas autoridades russas de “crime de terrorismo” por ter criticado a anexação da Crimeia pela Federação Russa. Apesar da principal testemunha do processo ter retirado o seu depoimento, a acusação manteve-se inalterável.

A Academia Portuguesa de Cinema junta-se desta forma à Academia Europeia de Cinema, que enviou uma carta ao Presidente Vladimir Putin e às autoridades russas a pedir a imediata libertação de Oleg Sentsov. À Academia Europeia juntaram-se várias outras academias, incluindo as da Polónia, Alemanha, Áustria, República Checa e ainda a União dos Realizadores Russos. A carta já soma mais de mil assinaturas.

Saiba como pode assinar e veja quem já assinou aqui:

(In)justiça dos ocupantes
O tribunal militar russo, na cidade russa Rostov-no-Don, condenou os cidadãos da Ucrânia, cineasta Oleg Sentsov e ativista Oleksandr Kolchenko aos 20 e 10 anos da prisão severa, respetivamente.

A defesa dos arguidos pediu o tribunal absolvição dos seus clientes, devido a falta absoluta de objetividade do processo. Em Kyiv, em frente da embaixada russa, os ucranianos se manifestaram em apoio dos ativistas condenados na base das acusações inventadas e confissões implantadas sob torturas.
  
O presidente da Ucrânia, Petro Poroshenko, chamou a atenção sobre a injustiça do tribunal russo: “Concordo com as palavras do Oleg Sentsov – o tribunal dos ocupantes não pode ser justo, a priori. Aguente, Oleg. Chegará a hora e os que organizaram a sua condenação, eles próprios, sentarão no banco dos réus!”, escreveu ele na sua página do Facebook.

Na sua última palavra no tribunal, Oleg Sentsov disse: “Quero desejar aos russos não ter medo!”. 
No fim, Sentsov e Kolchenko cantaram o hino da Ucrânia.
https://www.youtube.com/watch?v=tdVtBjZHkRE

Recentemente, o Centro russo da defesa dos direitos humanos, “Memorial” considerou Oleg Sentsov e Oleksandr Kolchenko os prisioneiros políticos.

Fonte:

Sem comentários: