quinta-feira, agosto 20, 2015

Americano-ucraniano que morreu pela Ucrânia

Um ano atrás, no dia 19 de agosto de 2014, nos arredores de Ilovaysk, vítima do fogo de morteiro, caiu em combate, Mark Gregory Paslawsky “Francó”, cidadão americano-ucraniano, voluntário da batalhão “Donbas”.


Mark Gregory nasceu em Nova Iorque, em Manhattan. Na sua juventude era um escuteiro ucraniano, serviu no exército dos EUA, chegou ao chefe da companhia, se graduou em West Point.
Mark Gregory, 2º à direita, de capacete, junto à torre da TV em Artemivsk
Aos 32 anos da idade deixou o exército para se dedicar à agro-pecuária, se mudou para Ucrânia, gradualmente tornando-se um homem resolvido e empresário de sucesso. Mas em 2014 a guerra chegou à Ucrânia e Mark se alistou como voluntário na frente de combate. Ele não queria que as pessoas o vissem como “um americano que luta pela Ucrânia”. Mark Gregory se considerava ucraniano.
Mark Gregory está no meio, de T-shirt preta
Em junho de 2014, durante a visita da delegação da NATO à base do batalhão de “Donbas”, Mark organizou a visita guiada e chocou os visitantes com a sua estória pessoal. Pois estava preocupado que aos 55 anos não conseguia aguentar as cargas pesadas ou correr como corria na sua juventude. Mas achava que é necessário fazer aquilo que podia. Por isso desempenhava o serviço militar de maneira igual aos demais voluntários do seu batalhão. Apesar de notar todas as falhas na organização. O seu serviço era a sua missão...    
No dia 8 de dezembro de 2014, nas vésperas do jogo de hóquei de gelo ente “Washington Capitals” e “New Jersey Devils”, a família do Mark Gregory Paslawsky foi convidada ao palco e o público presente pagou solenemente e de pé o tributo à sua memória.
No dia 19 de Agosto de 2019, em Kyiv, na Campa de Askold, num local histórico na margem direita do rio Dnipro, foi inaugurado o monumento ao Mark Gregory Paslawsky. Quem estiver em Kyiv, não se esquecem de visitar o local, pagando o tributo à este grande patriota e Herói da Ucrânia. Ele renunciou toda a sua fortuna e a sua vida americana próspera para construir o futuro e um estado ucraniano digno, para cada um de nós e para os nossos filhos.

Nós não esqueceremos, Mark, os seus sacrifícios e o seu heroísmo!

Mark Gregory não era casado e não tinha filhos: “Não sou louco, se tiver (uma família) não estaria aqui”, – disse ele no seu depoimento ao ViceNews. O herói ucraniano deixa a mãe, irmã e um irmão.
https://www.youtube.com/watch?v=F4DpPr9xy5U

Ler mais sobre Mark Gregory Paslawsky (em inglês):
https://news.vice.com/article/the-only-american-fighting-for-ukraine-dies-in-battle

Sem comentários: