quinta-feira, julho 02, 2015

Ucrânia liquida a polícia de trânsito na região de Mykolaiv

O Ministro do Interior da Ucrânia, Arsen Avakov anuncia o fim da polícia de trânsito de Mykolaiv
Na manha do dia 1 de julho, Ucrânia liquidou a totalidade (!) dos funcionários da Polícia de Trânsito (DAI) da região de Mykolaiv, os 312 efetivos no total. A decisão tomada pelo ministro do Interior da Ucrânia, Arsen Avakov, é justificada pela necessidade de erradicar a corrupção generalizada que até agora caraterizava a polícia do país.
  
No dia 1 de julho, o Ministro Avakov escreveu no seus Facebook:
De manha despedi a totalidade da polícia de trânsito da região de Mykolaiv. Fiquei farto de aguentar os seus olhares desavergonhados que não aceitam as mudanças. [...] A nova polícia de patrulha – em vez de punir e cobrar a proteção – servir e defender!
A nova polícia de patrulha de Kyiv, em breve também em Mykolaiv
A decisão drástica surgiu após a divulgação na Internet de um vídeo amador, filmado pelo ativista social Dmytro “Dima Kravchuk, intitulado “20 subornos da DAI em 2 horas”.
https://www.youtube.com/watch?v=4cLQDZrPkMs
Dmytro Kravchuk se posicionou estrategicamente, acompanhado por uma câmara de vídeo, nas imediações do posto de controlo permanente 1 da polícia de trânsito, situado na localidade de Koblewe, na região de Mykolaiv. Desde 1h30 até 8h00 do mesmo dia, os polícias pararam 76 camiões dos 80 que por lá passaram. Sem parar, nem inspecionar nenhuma viatura ligeira. No vídeo se vê que todos os camionistas abordados passaram algo aos inspetores, que pressupõe-se, sejam os pagamentos de subornos, cobrados pela polícia de forma organizada e generalizada, escreve a página ucraniana DK-ua.
Os efetivos da antiga polícia de trânsito de Mykolaiv
Após a divulgação do vídeo na Internet em 29 de junho corrente, o ministro Avakov prometeu publicamente, através do Facebook: “despedir todos e começar o inquérito pré-judicial”. Por outro lado, os polícias acusados, disseram à imprensa local que na realidade os camionistas, de forma organizada, lhes “ofereciam os calendários”, informa a televisão ucraniana 5.ua.
O serviço da imprensa do Ministério do Interior da Ucrânia já anunciou o inquérito oficial para averiguar o sucedido: “no caso da confirmação da ilegalidade das suas ações, os inspectores da DAI de Mykolayiv serão responsabilizados”, – diz o comunicado.
No entanto, o ministro do Interior da Ucrânia não se ficou pelas promessas. Na manha do dia 1 de julho corrente, acompanhado pelos efetivos do batalhão voluntário “Myrotvorets” (Pacificador), ele visitou, de surpresa, a cidade de Mykolaiv, anunciando o fim absoluto e permanente da DAI local. A fotógrafa ucraniana Yuliya Babych presenciou o sucedido, tirando diversas fotos que mostram como decorreu o último dia da antiga polícia de trânsito da cidade.
Insígnia oficial do batalhão "Myrotvorets" (Pacificador)
Neste momento e até a criação, muito em breve, da nova polícia de patrulha de Mykolaiv, a ordem pública e a legalidade nas estradas serão garantidas pelos efetivos do batalhão “Myrotvorets”, que já mostraram o seu valor e a dedicação à nova Ucrânia em diversos combates contra as forças russo-terroristas no leste do país.  
Os efetivos do batalhão "Myrotvorets" foram transportados via área para garantir a paz em Mykolaiv

Sem comentários: