sábado, julho 11, 2015

Projeto “Dans Le Noir” abre portas na Geórgia

No dia 18 de julho, na capital georgiana, cidade de Tbilissi, se abrirá o restaurante “1ST SENSE”, onde os clientes serão servidos na escuridão total pelos serventes invisuais, informa o proprietário e diretor do estabelecimento, Giorgi Nebieridze.

O restaurante georgiano terá o nome “1ST SENSE” («Primeiro Sentido») e não permitirá a entrada de isqueiros, lanternas ou telemóveis, para que o ambiente enigmático não seja estragado por algum cliente curioso. Os clientes serão servidos pelos serventes invisuais que se orientam muito bem no ambiente escuro. Eles levarão os visitantes até as suas respetivas mesas e cadeiras, ajudarão se sentar e se habituar aos talheres e loiça. Só depois irão trazer a comida.

«O cozinheiro-chefe será de altíssima categoria e é uma pessoa visual. Os visitantes serão de dois tipos: os que procuram se concentrar apenas no sabor e aqueles que também se importam com a dimensão social do projeto. Além, da criação dos postos de trabalho para os invisuais», — diz o diretor do futuro restaurante.
Ambiente no restaurante - homólogo em Nova Iorque
Além disso, os clientes serão convidados à escolher o tipo da ementa e não um prato em particular. O jantar será composto por um prato de carne, peixe, legumes, será vegetariano ou possuirá um prato-surpresa. O preço dos quatro menus clássicos é de 60 lari (cerca de 26,7 USD), o preço de menu surpresa é de 80 lari (cerca de 35,7 USD). O que faz parte da surpresa é surpresa. Os clientes podem avisar sobre a sua possível alergia em relação aos determinados produtos. Se alguém se sentir desconfortavelmente, bastará levantar a mão, isso será visto numa câmara de infravermelhos e a pessoa será rapidamente retirada do estabelecimento, promete o proprietário do “1ST SENSE”.

O primeiro restaurante Dans le Noir foi aberto em Paris em 2004. A ideia das «refeições no escuro» pertenceu ao francês Paul Ginaux que perdeu a visão num acidente. O restaurante georgiano é localizado em Tbilissi, na rua L. Asatiani (bairro Sololaki), no dia da abertura, os primeiros 25 clientes terão o direito à 50% do desconto, informa News-Georgia.

“Dans le noir” na Ucrânia
Endereço: Kyiv, rua Lev Tolstoy, 17B
Tel.: + 380 95 567 8874, WEB  

Sem comentários: