quarta-feira, julho 08, 2015

Estereótipos e bairrismo são bons negócios!

A empresa ucraniana TheFirma lançou recentemente uma série de T-shirts, chamada Localz. Na primeira leva foram produzidas as T-shirts para os patriotas de alguns bairros da capital ucraniana: Troyeshyna, Obolon, Pechersk, Podil e Solominka. Em breve serão homenageados os bairros de Lukyanivka e Pozniaky e criados os temas irónicos sobre a cidade de Kyiv em geral, escreveu no seu Facebook o ex-número dois do “Setor da Direita”, o deputado Borislav Bereza.
O autor da ideia, designer ucraniano Igor Revenko é uma pessoa talentosa e criativa, ele próprio explica a sua ideia de seguinte maneira:
«Em Kyiv, sempre é possível encontrar as pessoas com as T-shirts que dizem Brooklyn, Bronx ou algo parecido. Reparando em mais uma destas, eu pensei: que sentido faz andar com a imagem do Brooklyn, se tu vives, por exemplo, no bairro de Obolon. Assim, decidi criar uma série de imagens locais, baseando-se na especificidade dos diversos bairros de Kyiv.
Como a ideia-chave usei os estereótipos urbanos, ligados ao patriotismo irónico bairrista. Por isso T-shirt do Obolon possui duas garrafas de cerveja cruzadas: em referência ao pessoal local que bebe a cerveja no seu bairro e uma das maiores fábricas cervejeiras da Ucrânia, que se situa nele. Troyeshyna é representado pelo punho inglês e sangue – estereótipo do bairro problemático em termos de segurança. O bairro de Podil (Baixa) atualmente se transformou no centro de encontros dos adeptos da cultura hipster da cidade, por isso na T-shirt aparecem bigodes, óculos e um elétrico, símbolo da Kyiv antiga. O bairro de Perchersk é “caro e rico”, por isso é representado pelo diamante e coroa.
No início, quis fazer apenas alguns T-shirts pare mim e para os amigos, depois decidi abrir uma loja online. Pois tenho um outro projeto – as canecas «Café vais bebercom a imagem do Ihor Kolomoyskyi (89 UAH – 4,1 USD). Este meme caiu tão ao agrado das pessoas, que durante três últimos meses fabrico as canecas com essa imagem, expedindo as para todas as regiões da Ucrânia. Por isso, acabei de unir os dois projetos sob a marca de TheFirma numa única plataforma».

Fonte:
http://dreamkyiv.com/dlya-patryotov-troeshhyny-vypustyly-futbolky

Sem comentários: