segunda-feira, fevereiro 02, 2015

RIP Kuzma “Skryabin”

Na manha do dia 2 de fevereiro, no leste da Ucrânia, num acidente de viação morreu o líder do grupo Skryabin, o roqueiro Andriy “Kuzma” Kuzmenko, considerado por muitos como um dos “pais” do moderno rock ucraniano.

O acidente se deu na província de Dnipropetrovsk, por volta das 8h20, quando a viatura do cantor embateu num camião. Em resultado dos múltiplos traumatismos, Andriy Kuzmenko, mais conhecido como Kuzma “Skryabin”, morreu no local, a sua passageira sobreviveu, o condutor do camião não sofreu os danos, informa o Ministério do Interior da Ucrânia.

O músico será sepultado em Noviy Rozdil, na sua vila natal na província de Lviv, os homenagens ao cantor irão decorrer em 23 cidades da Ucrânia, escreve TSN.ua

Biografia

Andriy Kuzmenko nasceu em 17 de agosto de 1968, na vila de Noviy Rozdil na província de Lviv, na família da professora de música e de um engenheiro. Foi graduado na escola de música na classe de piano.

Desde 1983 se interessa pelo punk-rock, após ouvir na rádio polaca o grupo escocês The Exploited. Apesar de ainda na escola criar o seu primeiro grupo, “Lantsyuhova Reakciya” (Reação em Cadeia), cantor estuda no Instituto médico de Lviv, especializa-se em medicina dentária, escolha influenciada pelos pais.

Por volta de 1987, surgem as suas primeiras canções Lucky Now, Brother, embora o nascimento oficial do grupo é datado de 29 de junho de 1989, quando foi gravada a composição “Feel the Pain” e a sua versão ucraniana “Chuesh Bil”.
https://www.youtube.com/watch?v=F1AR8LTGqLM
Entre 2000 à 2002 Andriy Kuzmenko foi apresentador das novidades musicais “7 quentes”; em 2006 ele publicou a sua biografia “Eu, Vitória e Berlim”. Em 2008 ele foi um dos co-fundadores do grupo feminino punk Payushchie Trusy (Cuecas Cantantes), era o mentor do grupo pop Dzidzio.
A viatura que Andriy Kuzmenko comprou para apoiar as forças da OAT
O artista deixa a esposa Svitlana, pintora de formação, com qual se casou em 1994 e a filha Maria-Bárbara, nascida em 1997 (FONTE).

A última composição
https://www.youtube.com/watch?v=VdD8UnU2u90
Alguns dias antes da sua trágica morte, Andriy Kuzmenko e o grupo “Skryabin” divulgaram a canção “Kinec Filmu” (O Fim do Filme). A composição deveria fazer parte do álbum “25”, para assinalar os 25 anos da carreira da banda, mas isso não aconteceu e o single ficou à espera de uma oportunidade melhor... 

Sem comentários: