terça-feira, dezembro 02, 2014

Talvisota e OAT

A propaganda militar finlandesa de 1939:
"Através da cativeiro à Liberdade!"
"Com os finlandeses é quente e nutritivo!"
75 anos atrás, no dia 30 de novembro de 1939 começou a Talvisota (Guerra de Inverno), quando a União Soviética atacou a sua pequena vizinha Finlândia, sob pretexto absurdo do que foi a própria Finlândia à atacar a URSS.

As semelhanças com a atual guerra russo-ucraniana são enormes. Um regime fantoche foi criado pelos soviéticos, a dita República Democrática Finlandesa, liderada pelo comunista Otto Ville Kuusinen. A aviação soviética bombardeou diversas cidades finlandeses e ministro soviético Vycheslav Molotov afirmava publicamente que aviação soviética: “não atira as bombas, mas unicamente cestos de pão aos finlandeses famintos”.

Os resultados são conhecidos: 26.662 mortos do lado finlandês; 126.875 mortos ou desaparecidos do lado soviético. A Finlândia assegurou a sua soberania, pagando um alto preço pela independência nacional.

Um dos heróis da guerra foi Simo Häyhä (1905 — 2002) apelidado de “Morte Branca”, o militar finlandês e o mais eficiente franco-atirador da história mundial. Durante a Talvisota, usando a versão finlandesa da espingarda Mosin-Nagant М28, ele abateu 532 militares do RKKA. Os dados não confirmados apontam que também usava a pistola automática finlandesa Suomi M/31, contando com a qual o número dos militares soviéticos por ele abatidos sobe para 705 pessoas. Em média, Simo Häyhä liquidava 5 militares soviéticos por dia; o seu recorde pessoal foram 25 soviéticos abatidos no aniversário do Estaline — 21 de dezembro de 1939.

Os resultados da guerra russo-ucraniana estão em aberto. Possivelmente o país perderá uma parcela do seu território, temporariamente sob a ocupação russa. Mas a guerra também cria os seus próprios feitios épicos e os seus próprios heróis. Nas fotos que se seguem podemos ver as forças ucranianas estacionadas na aldeia de Pisky, a ponte avançado das FAU nos arredores de Donetsk. É aqui que se situa artilharia ucraniana, é daqui que são abastecidos os ciborgues que defendem o aeroporto de Donetsk.








RIP Yevhen Sverstiuk (1928 – 2014)

Morreu Yevhen Sverstiuk, filósofo, publicista, dissidente e prisioneiro político soviético, escritor ucraniano e autor dos diversos ensaios literários e sócio-políticos.

Oponente público da russificação da Ucrânia, desde 1965 Yevhen Sverstiuk foi colocado na lista negra (proibição de profissão) e expulso do Instituto Politécnico de Kyiv. O seu discurso no funeral da Alla Gorska aliado as atividades do movimento dissidente lhe valeram a prisão e a condenação à 7 anos do campo de concentração soviético, mas 5 anos de exílio forçado na Sibéria.
"Outono do patriarca..."
Desde 1992 foi o presidente do PEN-clube ucraniano; é Ph.D. em filosofia. 

Sem comentários: